Um dia o discípulo Pedro que andava todos os dias com Jesus, aproximou-se e perguntou-lhe: Quantas vezes devia perdoar ao seu próximo? Até sete? Existia a ideia de que o perdão devia ser feito até três vezes, por isso Pedro para mostrar-se benevolente disse sete, talvez pensando no seu significado de perfeição. Jesus respondeu-lhe que não sete, senão setenta vezes sete, que não significava literalmente 490 vezes, senão sempre.
No Reino de Deus em relação a perdoar o nosso próximo que nos ofende, seja familiar, amigo, colega ou até cristão nascido de novo é que devemos estar prontos a perdoar. Os seres humanos ofendem muitas vezes e às vezes sem nos aperceber que ofendemos alguém, talvez uma palavra, um gesto, um comentário, algo que fizemos ou deixamos de fazer e ofendeu o nosso próximo.
Também existe um extremo, aquele que em que encontramos personagens que tudo lhes ofende, tornaram-se sensíveis demais e acabam por ser pessoas melindrosas e muitos evitam tornar-se amigos delas, só a família os atura.
O título desta reflexão é: Pratique o perdão! Toca a ti e a mim como cristãos nascidos de novo, praticar o perdão. Noutras palavras, devemos estar prontos a perdoar, não importa se a ofensa foi grave ou leve. Haverá momentos que será necessário sentar-se a conversar e poder chegar a um ponto de entendimento para evitar futuras ofensas, outras vezes só perdoaremos e seguiremos em frente, praticando a paciência e não levantando mais poeira.
Devemos ser como Deus, Ele perdoa e esquece e nós devemos praticar o mesmo. Perdoaste? Então, esquece e não voltes a falar do assunto nunca mais, nem contigo e menos com outra pessoa ou pessoas. Também dá-se o caso de pessoas dizer que perdoaram, mas continuam falando do assunto com pessoas que são totalmente alheias. Qual é a intenção? Desacreditar a pessoa que ofendeu e justificar-se como uma pobrezinha vítima ante os olhos dos demais.
Até quantas vezes devo perdoar a meu irmão? Sempre, sempre, sempre! Não há lugar para o lamento, a queixinha, a murmuração. Quando um crente pratica o perdão e o torna parte da sua vida, ele ou ela amadurece, aqueles que não perdoam nunca crescem, porque ficam no passado, porque se alguém ofendeu-te, isso já passou, pode ter sido ontem, faz poucas horas ou minutos, pergunto: Vais perpetuar a falta de perdão, até quando? Dias, semanas, anos. Lembro-me de alguém me dizer que estava ofendida comigo mais de dois anos, por algo que disse, mas que não soube dizer exatamente qual era o assunto. A coisa é que durante todos esse tempo não me perdoou e ficou sentida.
Como é possível estar dois, três ou mais anos sem perdoar, quando o próprio Senhor Jesus ensinou que se não perdoamos a ofensa que nos faz nosso próximo, então, Nosso Pai que está nos céus tampouco perdoará quando lhe peçamos que nos perdoe. Está na Bíblia!