Ontem foi publicada a palavra direcionada que Deus pôs no meu coração no final de 2015 e que neste final de 2016 foi repetida novamente, entendendo que o processo de transição ainda está a desenvolver-se.
A palavra transição segundo o dicionário significa o ato ou efeito de passar de um lugar, de um estado ou de um assunto para outro.
Na reflexão anterior falei sobre Jesus e como desde o seu nascimento até à idade adulta passou por um processo de transição que o levou a cumprir o propósito pelo qual veio ao mundo.
O negócio de Deus são vidas e a Bíblia retrata vários personagens que marcaram a sua geração e até aos dias de hoje aprendemos com as suas vidas. No livro de Daniel, o primeiro capítulo narra um pouco como foi o processo de transição que sucedeu na sua vida, ainda de tenra em idade, mas que nos mostra um testemunho forte de alguém disposto a obedecer a Deus custasse o que custasse.
Daniel foi levado cativo para Babilônia, juntamente com outros jovens contemporâneos que faziam parte da elite monárquica ou da classe nobre. Não fala nada acerca dos seus pais, que possivelmente foram mortos, já que os únicos habitantes que ficaram em Israel foram os pobres, e aos babilónios interessava-lhes mais ter gente jovem e pronta para ser treinada e instruída por eles, e a geração nova era a mais apropriada.
Alguns comentaristas calculam que Daniel teria uns treze a catorze anos aproximadamente e foi escolhido para ser instruído em todo o conhecimento da época; como havendo sido parte da nobreza, era alguém que havia sido ensinado a escrever e a ler e conhecia a Lei de Deus. A Bíblia apresenta-nos um Daniel que conhecia pessoalmente Deus apesar da sua tenra idade.
Quando Daniel soube que receberia instrução e alimentação da parte do rei da Babilônia por intermeio dos seus servos, Daniel decidiu no seu coração não se contaminar com a comida e a bebida do rei, porque sabia que normalmente nessas culturas pagãs existiam sacrifícios de animais aos deuses e depois as carnes eram comidas e ele não queria participar daquilo, assim sendo, pediu algo especial para o seu mentor, uma alimentação vegetariana e água, ao cabo de dez dias estava muito mais saudável que o resto dos jovens, Deus honrou a sua decisão.
Depois da preparação, Daniel e os seus três amigos que compartilhavam a mesma convicção e fé em Deus, foram achados muito por cima dos demais jovens no que diz respeito ao conhecimento e Daniel destacou-se ainda muito mais porque Deus fê-lo entendido em sonhos e visões.
Até aqui narrei resumidamente o que está na Bíblia, a palavra direcionada para tua vida é a seguinte para este ano 2016: Se no ano de 2015 alguma situação não muito boa te atingiu de alguma forma e passaste de um estado para outro, ou de uma situação para outra não muito favorável como Daniel que acabou cativo dos babilónios, Deus é poderoso para inverter, porque se ainda estás vivo, Ele pode levar-te a ser preparado para algo maior. As desgraças e dissabores colocam-nos na plataforma para ser promovidos por Deus, as circunstâncias não determinam nada, é Deus quem determina sobre a nossa vida. Daniel não ficou lamentando-se por ser um cativo, antes pelo contrário, aproveitou a porta que se abriu no cativeiro e tornou-se melhor que os outros e Deus usou-o durante muito tempo. Deus quer usar-te e quer que entendas que este ano de 2016 é para preparar-te, não contaminar-te mais com as coisas do mundo e tornar-te melhor para glória Dele.
Um bom ano 2016
Pr. Carlos Arellano