03/12/2015

VAI-SE ANDANDO

Esta é uma expressão muito usada aqui em Portugal. Quando encontramos alguém e perguntamos como está, alguns respondem com um “vai-se andando”.

Esta expressão denota às vezes o estado do espírito da pessoa que vai aceitando a sua situação, seja a nível familiar, pessoal, financeira ou de qualquer outra índole. Não digo que está mal expressar-se dessa maneira, nem impor a ideia que a pessoa tem que sentir ou agir sempre com um espírito positivo, porque cada pessoa é única e original.

O senão desta atitude expressa nesta frase ante as situações da vida é que uma pessoa pode entrar num estado de conformismo ou pessimismo frente àquilo que enfrenta e isto pode roubar-lhe forças e vontade para enfrentar com fé as adversidades que surgem.

Como filhos e filhas de Deus devemos crer no Senhor, que a sua presença nos acompanha sempre em toda a situação. A Bíblia ensina que Deus tem uma saída ante qualquer situação que enfrentemos, para que possamos suportar e descobrir como sair dela vitoriosamente. Já encontrei cristãos nascidos de novo que entram nesse estado de espírito e se entregam ao vai-se andando, deixando de lutar ou enfrentar uma determinada situação menos boa e o desanimo, o desalento tomam contam da sua vida, alma, espírito e corpo, caíndo num estado depressivo ou negativo.

Há situações que surgem na nossa vida que nós não a procuramos, refiro-me a situações menos boas e ficamos perplexos e impotentes e não reagimos e deixamo-nos estar e então quando alguém pergunta como estamos, respondemos que vai-se andando, mas na verdade o entusiasmo que deve ser parte da nossa vida cristã está ausente.

Jesus frisou sobre a importância de ter bom ânimo sempre e de nos animar uns aos outros, por isso somos uma comunidade, onde o nosso elo comum é Cristo e o mesmo Espírito habita em cada um de nós e devemos encorajar-nos e animar-nos a procurar a ajuda do Senhor para vencer todo o obstáculo e para que um espírito pessimista ou triste não seja senhor da nossa vida.

Enquanto estejamos nesta vida estamos sujeitos às aflições e às dores que ela produz. Mas no meio de tudo isto como cristãos temos a presença de Deus connosco, que nos acompanha, nos fortalece, nos renova, nos ajuda para que o nosso espírito cobre vida a cada manhã e aquelas coisas que sabemos que podem mudar para melhor, as procuremos, crendo que o Senhor é Poderoso para fazer coisas novas e iremos andando sim, mas agarrados na mão d’Ele.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...