27/01/2016

DESLEALDADE

Ser leal significa, não faltar a nossa promessa, ser sincero, franco, honesto, fiel, dedicado. Desleal significa, alguém que não tem lealdade, é alguém infiel, traidor, falso.

Creio que um verdadeiro cristão, nascido de novo, deve ter um comportamento leal em todo tempo e em todo lugar. A deslealdade não deveria estar patente na vida dum cristão, mas infelizmente às vezes deparamo-nos com esta realidade.

A lealdade deve abranger a família, o trabalho, a escola, a igreja, a sociedade. É verdade que às vezes as coisas não correm bem no meio em que vivemos, as pessoas falham e algumas até abusam da sua posição para se impor sobre os outros, mas isso não deve ser um justificativo para ser desleais.

Onde o Senhor nos ponha para amar, servir e ser um testemunho vivo do Cristo que proclamamos, a lealdade deve acompanhar-nos. A Bíblia disse que devemos ser fieis no pouco para poder ser fieis no muito; o cristianismo é algo progressivo e o nosso avanço vai depender da nossa fidelidade e lealdade, não adianta utilizar atalhos, porque a Deus não conseguimos enganá-lo, talvez aos nossos familiares, colegas ou irmãos na fé, mas a Deus não. Ele honra a àqueles que o honram.

Até inclusive dentro do ambiente da igreja ou ministério, encontra-se situações que são injustas e pior ainda quando vêm de alguma autoridade que abusa da sua posição ou até outros irmãos que agem incorretamente e a pessoa ou pessoas afetadas são tentados a não querer sujeitar-se ou rebelar-se, atitudes que não agradam a Deus.

Quando Deus nos confia uma família, conjugue e filhos, nos permite ter amigos e irmãos na fé, nos dá a possibilidade de cooperar na obra Dele, um trabalho para ajudar no sustento da casa e outras oportunidades é para manter-nos fiéis em todo tempo. Hoje assiste-se a deslealdade na relação conjugal, no trabalho quando se mantém uma atitude e produção medíocre, na igreja, quando dizemos sim ou não com a boca, mas o coração está rebelde e já não há lealdade.

Como pastor já estive a servir em ministérios onde a injustiça estava presente e humanamente apetecia-me revoltar-me contra essa situação, mas não obedeci à minha carne, porque entendi e entendo que a deslealdade não é algo que Deus queira que nasça nos nossos corações. O que me manteve fiel até ao dia de hoje foi e é saber que servimos a Deus e que às vezes somos postos em lugares onde a nossa lealdade a Ele será provada. Não digo que sejamos permissivos e que passemos por alto o pecado, senão, o fato é que devemos permanecer leais a Deus e àqueles que o Senhor põe por cima de nós ou ao nosso lado.

A deslealdade está fora de questão na vida dum cristão. Deus nunca aprovará a deslealdade por mais argumentos que apresentemos ante Ele ou ao nosso próximo.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...