O problema de viver desta maneira é que com o tempo as pessoas deixam de crer ou confiar naquilo que dizes; praticamente a tua vida torna-se uma contradição.
A recomendação bíblica é de falar menos e pensar antes de falar e Jesus ensinou que o nosso sim deve ser sim e o nosso não deve ser não. O cristão é desafiado a viver uma vida transparente como luz do mundo, noutras palavras no nosso coração deve desenvolver-se um sentido de integridade e isto deve exteriorizar-se nas nossas palavras.
A boca fala segundo aquilo que está dentro do nosso coração, se damos lugar à hipocrisia, à mentira, ao fingimento e coisas do género, nunca falaremos a verdade e acabaremos por enganar outros e a nós mesmos. Não somos obrigados a dizer sempre sim ou sempre não para agradar às pessoas, porque na verdade nunca agradaremos na totalidade ao ser humano, devemos ocupar-nos em agradar a Deus sobre todas as coisas.
Deus espera que as nossas palavras e atitudes sejam expressas em ações que estão de acordo com o que falamos. Sempre que digas sim a algo, pois que assim seja e se dizes não, pois que assim seja. Se te comprometes a estar a uma hora, chega um pouco antes e se a outra pessoa falha, o importante é que tu não falhes. Se assumes um compromisso, seja no trabalho, na escola, na igreja e até com Deus mesmo, cumpre-o, mantem-te firme nas tuas convicções e decisões, ninguém te obriga a fazer nada, mas se assumiste um compromisso e não o cumpres, quem fica mal és tu mesmo.
Se somos pessoas que dizemos coisas e não fazemos, o dia em que falemos seriamente, ninguém acreditará em nós. O respeito e consideração dos demais obtém-se através do tempo, porque as pessoas sabem que podem contar connosco pela nossa coerência de vida, porque aquilo que falamos fazemo-lo.
Ainda o nosso não ante um pedido ou solicitação que nos façam deve ser firme e claro, porque fica-nos mal dizer sim, quando em realidade não estás a fim de fazer o que te pedem. As pessoas vão-te respeitar mais se és honesto com elas e lhes dizes o que sentes, ainda que a reposta seja negativa.
Não esqueças o princípio que está Bíblia, sim, sim e não, não. Fala sempre a verdade, mantém a tua integridade, que haja coerência entre o teu falar e o teu agir. Não faças da tua vida cristã uma contradição, porque no dia em que queiras falar seriamente do Deus que crês, as pessoas não acreditarão, porque sempre te viram dizer uma coisa e depois não o fizeste.
Evita tornar-te numa contradição!