Em relação aos crentes que frequentam a Casa de Deus, pessoalmente os defino de duas maneiras, em relação à frequência com que assistem às reuniões: regular e irregular.
Os crentes regulares são aqueles que fazem tudo e mais alguma coisa para assistir às reuniões cristãs e os irregulares são aqueles que por qualquer motivo ou sem motivo nenhum deixam de ir à reunião.
A ordem bíblica é de frequentar regularmente a reunião, congregar-nos com outros para adorar a Deus corporativamente, orar juntos e ouvir a Palavra de Deus. A Bíblia adverte que existem pessoas e creio que refere-se a crentes que perdem esse bom costume.
Assistir a uma congregação não salva e é verdade que posso orar e adorar a Deus, ler a Bíblia em casa sozinho, mas essa não é a ideia que Deus tem em relação aos seus filhos. Ele deseja que aprendamos a viver em comunidade, em comunhão uns com outros, sem descuidar nossos deveres familiares, laborais ou educativos. Como disse a Bíblia tudo tem o seu tempo, cada coisa no seu momento.
Pode-se ter uma vida familiar, laboral, educativa e social sem que por isso deixemos de frequentar a Casa de Deus. O Senhor quer que sejamos regulares na nossa assistência à Sua Casa, porque isso ajudará no nosso crescimento espiritual, se não frequentamos, quem nos ensinará a Palavra?
Se uma pessoa é irregular na sua ida à Casa do Senhor, posso pensar que também será irregular nas outras disciplinas como crente, como orar, ler a Bíblia, ofertar, evangelizar, etc. Quem é irregular terá muitas dificuldades para ter uma vida disciplinada espiritualmente.
O ser humano é muito hábil para justificar o porquê das suas falhas e pecados. O irregular sempre viverá justificando-se ante o pastor e os irmãos do porquê da sua irregularidade, até inventará desculpas e se necessário mentirá, porque já está habituado a faltar, tornou-se negligente nesse aspeto da sua vida.
Deus é consequente e espera que a nossa vida cristã também o seja. Não podemos estar à espera de grandes coisas de Deus, quando não estamos dispostos a fazer o mínimo. Frequentar a reunião cristã é o mínimo que podemos fazer, temos que ser regulares, porque a partir dali o Senhor irá guiando a nossa vida, usando a Sua Palavra, os líderes, os irmãos, debaixo da direção do Espírito Santo.
Um irregular que só aparece às vezes, não acompanha o mover do Espírito e muita coisa que ouve quando decide ir, parece-lhe estranho, porque não caminha a par do resto da comunidade como o fazem os regulares.
Qual é a Vontade de Deus acerca disto? Que sejamos crentes regulares, que frequentamos o Lugar de Culto, cada Domingo e pelas casas ou reuniões que nos ajudem a preparar-nos para servir melhor e mais eficazmente a Deus e à Sua Obra.
Não penses que podes ser irregular e que verás maravilhas de parte de Deus na tua vida. Deus não é inconsequente!