16/05/2016

7 COISAS QUE DEUS ABORRECE | 2ª


Língua mentirosa | A mentira tem sua origem no mesmo Satanás, porque a Bíblia o apresenta como o pai da mentira. Mentira é todo o contrário da verdade, não tem base nem sustento verdadeiro, não é algo real. É algo inventado por alguém e que pode ter diferentes motivos para fazê-lo, como por exemplo, querer lograr um benefício pessoal, querer impressionar a alguém, querer enganar, aldrabar, lucrar, etc.

Também há pessoas que mentem para que os outros não se apercebam quem exactamente são, muitas mentem fingindo-se ser outra pessoa diferente, falando de si mesmo e atribuindo-se características ou virtudes que não tem. Há pessoas que intentam enganar a Deus, mas Ele não e deixa ser enganado. Pode-se enganar ao próximo ou inclusive a nós mesmos, mas a Deus nunca.

Existem cristãos mentirosos, que exageram naquilo que falam e os motivos podem ser dos mais diversos. O que interessa aqui e é a razão desta reflexão é que a Deus lhe aborrece a mentira e os mentirosos.

Quando mentimos enganamos-nos a nós mesmos, porque nos afastamos da verdade. A verdade tem uma particularidade, ela nos liberta, enquanto a mentira nos aprisiona, essa é a intenção do pai da mentira, como ele sabe que está acorrentado eternamente e seu julgamento e condena eterna aproxima-se, trabalha arduamente para levar as pessoas a tornar-se como ele e alguns cristãos caem nessa situação.

Na verdade o cristão nascido de novo não precisa falar mentira, Deus conhece nosso coração e nada está oculto a Seu olhar. Tratar de impressionar ou enganar aos nossos irmãos na fé é uma tolice, porque neles habita o Espírito Santo e cedo ou mais tarde o fruto que está dentro de nós manifestar-se-á e todos ficarão a saber que mentimos; o próprio Deus encarrega-se de descobrir, revelar a intenção do nosso coração.

Deus zela pela Sua igreja e a protege, os mentirosos duram um pouco e sua conduta sempre fica a descoberto um dia. A Bíblia também disse que os incrédulos mentirosos não entrarão no Reino Eterno e os cristãos mentirosos conseguirão entrar por causa de ser salvos, mas a suas obras serão queimadas pelo fogo divino como palha, feno e madeira, não receberão o galardão que deveriam receber.

Só aqueles que falam verdade serão recompensados pelo Senhor durante sua vida aqui na Terra e no Tribunal de Cristo receberão o galardão merecido.

Às vezes parece que falar a verdade não convém ou pode produzir uma perda para nós. Mas na verdade quando falamos mentira, perdemos, ante Deus e os homens, o nosso testemunho como filhos ou filhas de Deus cai em descrédito quando somos descobertos.

Mas vale falar a verdade, porque Deus aborrece a língua mentirosa.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...