17/05/2016

7 COISAS QUE DEUS ABORRECE | 3ª


Derramar o sangue inocente | O primeiro homicídio retratado na Bíblia foi aquele que cometeu Caim contra seu irmão Abel, por ódio, ressentimento, vingança por mencionar alguns sentimentos negativos que o levaram a cometer tão horrendo crime. Pensou que ao enterrar o corpo do irmão morto, Deus não repararia, mas Deus conhece todos os caminhos e as intenções do ser humano, nada escapa a seu conhecimento.

Este ato bárbaro que Caim cometeu o acompanhou durante toda sua vida, pesou sempre na sua consciência por onde for. Sua descendência continuo com o mesmo espírito de violência contra seu próximo. Abel era inocente, porque sua fé estava depositada em Deus e fez aquilo que Lhe agradava, seu irmão Caim não, e por isso o matou.

Através da história da humanidade tem-se assistido a um sem fim de homicídios e até genocídios, alguns deles foram descobertos e seus executantes foram julgados e condenados, outros conseguiram evadir-se duma ou outra maneira; mas, um dia compareceram ante Deus e terão que responder pelo seu crime ou crimes cometidos, ninguém conseguirá fugir ao Juízo de Deus.

O ser humano quando fica fora de controlo das suas paixões e desejos naturais pode cometer actos horrendos contra seu próximo, inclusive acabar com a vida de seu semelhante. Em nome da religião, a política, as ideias pessoais, as ambições, a cobiça e muitos outros sentimentos negativos tem ceifado vidas. Pode-se também chamar de homicídio quando governantes inescrupulosos abandonam seus conterrâneos a fome, a desprotecção e os deixam expostos a abusadores, destruidores, homicidas que não tem compaixão nem misericórdia nenhuma. Governantes que com o intuito único de lucrar, deixam ao povo as mãos de assassinos impiedosos. Genocídios como aquele cometido por Idi Amim em Uganda, o holocausto contra o povo judeu, provocado pelo Hitler e seguramente muitos outros cometidos através dos tempos, alguns registados nos canais da história e outros que desconhecemos, desde o homicídio simples a um próximo, como contra uma família, povo, nação. Um dia tudo será descoberto no Tribunal de Deus.

A Bíblia dá esperança inclusive ao homicida. Caim nunca arrependeu-se dos seu crime, mas encontramos a história de Saulo, perseguidor da igreja nascente, que assistiu e participou na morte dos primeiros cristãos, ele tinha um ódio despiedado contra os seguidores de Jesus, até o dia que encontrou-se com o Senhor, seus pecados foram perdoados e tornou-se num homem, num apóstolo do Senhor, já não para matar pessoas, senão para apresentar-lhes a salvação em Cristo.

Deus aborrece ao que derrama o sangue inocente e seus homicídios e crimes cometidos serão denunciados, julgados e condenados um dia.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...