Coração que maquina pensamentos viciosos ou andar a tramar o mal contra os outros | De vez em quando passa um pensamento menos bom pela nossa cabeça e normalmente o expulsamos, porque não é conveniente alimentar ou manter dito pensamento tempo demais. A Bíblia disse que devemos pensar em todo o que é puro, santo, honesto, etc.
Como seres criados a imagem e semelhança do Criador, somos inteligentes, temos a capacidade de pensar e raciocinar, chegar a conclusões, criar coisas, fazer planos e a maioria usa essa inteligência para seu próprio bem e para os seus e também para benefício dos outros. Mas, infelizmente existem pessoas que usam suas faculdades para fazer mal a seu próximo.
Não falo dum impulso irreflectido num momento de desequilíbrio emocional ou mental, que nos leva a cometer um ato mau contra alguém. O que Deus aborrece são aqueles que tomam seu tempo para pensar, arquitectar, planear como lograr fazer dano a alguém específico, isso chama-se premeditação.
O que Deus aborrece é o requinte de malvadez que a pessoa desenvolve dentro da sua mente e coração para tramar esquemas, ciladas contra seu próximo. As Sagradas Escrituras nos revelam que Satanás anda sempre preparando astutas ciladas contra os filhos de Deus; isto quer dizer, que quem actua dessa forma é semelhante ao diabo em relação a sua maneira de pensar e agir. Satanás nunca terá boas intenções para com a criação de Deus, o objectivo dele é roubar, matar e destruir. Quem anda tramando, planeando, maquinando o mal contra outros, também terá os mesmos objectivos.
Infelizmente, isso não acontece só no ambiente do mundo, onde Deus não é considerado, senão também acontece no seio da igreja de Cristo. Já assisti e já fui alvo de maquinações para ser eliminado da posição em que me encontrava e já fui forçado a sair duas vezes. Não considero que foram derrotas, porque Deus sempre estive presente para preservar-me e guardar-me e às vezes uma retirada é o melhor para continuar o propósito de Deus.
Mas, pensando em ditas pessoas, questiono-me: Serão crentes nascidos de novo? Serão infiltrados? Serão enviados por Satanás para introduzir-se dentro do ambiente da igreja para arquitectar, tramar intrigas para atingir aos justos de Deus?
Não esqueçamos que o joio crescerá junto com o trigo. Mas, todo aquele ou aquela que maquina pensamentos viciosos ou trama o mal contra seu próximo, não terá a aprovação de Deus, pelo contrário é algo que Deus aborrece.
pr. Carlos Arellano