Este é um aspeto que precisamos entender. Nada é automático na vida cristã, somos salvos num instante, no momento que cremos com fé na obra de Cristo. Quem crê e se arrepende de todo coração é salvo. Mas, a partir desse momento começa uma caminhada durante todos os dias da nossa vida aqui na Terra e o processo é gradativo e depende muito do compromisso que o crente tenha com Deus e Sua vontade.
No momento que nos arrependemos, nossa condição espiritual como pecadores é perdoada, não por nossos méritos, senão, pelo mérito de Cristo Jesus que deu sua vida a fim que possamos ser salvos e perdoados de todos nossos pecados cometidos até o dia do nosso novo nascimento, é como ter uma nova oportunidade de vida, com a ajuda de Deus habitando dentro de nós.
O fato de nosso pecado ser perdoado e começar a andar com Deus, não nos libera das consequências que possa advir de estilos de vida que levamos antes de aceitar a Cristo. Lembro-me que dos dias em que não vivia com Deus, estava envolvido em consumo de drogas e uma vez fui apanhado e levaram-me a estação da polícia e passei um fim-de-semana no calabouço, a minha família interveio e saí com uma reprimenda. Sendo já convertido chegou-me uma intimação para apresentar-me ante o juiz pelo delito que havia cometido. Confesso que senti medo das consequências e uma série de pensamentos atormentaram minha mente durante vários dias. Já não tinha nada que ver com esse tipo de vida, agora tinha uma vida nova com Cristo, mas o passado me perseguia no presente. Graças a Deus o meu testemunho e sincero arrependimento ficaram registados e saí liberado e em paz com a lei.
Mas, que dizer daqueles que levaram uma vida de delito, ou uma vida de prazeres e abusos que destruíram sua saúde, sua mente, aqueles que na sua loucura maltrataram a outros seres, familiares ou não, aqueles que roubaram, defraudaram e a lista poderia ser interminável.
Também existem cristãos que cometeram atos terríveis e Deus de maneira soberana poupo-os das consequências, não querendo dizer com isto que fez a vista grossa dos seus delitos do passado, senão, preservando-os para propósitos específicos. Deus é Soberano e atua como Ele quer.
Nesta oportunidade escrevo para aqueles que já conheceram ao Senhor e hoje são salvos, vosso nome está escrito no Livro da Vida e um dia gozarão do lar eterno com Jesus, mas, hoje estão sofrendo as consequências do passado. Este dia lembro-te a diferença do cristão com o incrédulo. O incrédulo sofre consequências mas não tem a Deus nem sua proteção e consolo; o cristão nascido de novo pode estar enfrentando as consequências da sua vida de pecado, mas tem ao Senhor como seu Pastor e Ele compromete-se a cuidar da nossa vida. Deus é Soberano e em qualquer momento é suficiente para mudar qualquer situação negativa em que nos encontremos e tornar-lha numa situação vitoriosa.
pr. Carlos Arellano