06/05/2016

QUE TEMPO ESTAMOS A VIVER?


Na Bíblia vamos a encontrar duas definições sobre o tempo: uma é cronologicamente, que refere-se ao tempo em função a dias, meses, anos, séculos. Hoje é Sexta 6 de Maio de 2016, do século XXI. Mas, a Bíblia nos fala dum tempo que o grego o define como Kairos, que é o Tempo de Deus.

Este tempo chamado Kairos, um tempo especifico dentro do tempo cronológico em que Deus manifesta um propósito para alguém, para com seu povo e inclusive para a humanidade em geral. É algo que Deus produz, uma iniciativa por parte Dele. Por exemplo, no cumprimento dos tempos, Deus enviou a Seu Filho nascer duma virgem e para que tivesse uma vida imaculada e desse sua vida por nós, como seres pecadores, afastados da glória de Deus.

Que tempo estamos a viver? Os últimos tempos!

Se estudamos a Bíblia que é a fonte da revelação de Deus para seu povo, ela revela-nos pela palavra do próprio Jesus e seus apóstolos e profetas as características do tempo em que vivemos. O próprio Jesus respondendo a seus discípulos sobre os acontecimentos antes do fim, especificou-lhes que seria caracterizado por guerras, terremotos, pestes, terror, instabilidade social, a nível familiar e sociedade, aumento da depravação sexual ou imoralidade sexual, divórcios e anunciou que a maldade se multiplicaria e que o amor de muitos se esfriaria. Todos os que são parte deste século XXI assistimos a estes sinais, que dia a dia vá em aumento.

O apóstolo Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo refere-se aos últimos tempos com as seguintes características: homens amantes de si mesmo, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites que de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.

Estas características sempre existiram e a própria Bíblia e a história o corroboram, só que nestes tempos tem aumentado descaradamente. O próprio Jesus disse que os últimos tempos serão como nos dias de Noé e como nos dias de Sodoma e Gomorra e nossos olhos estão a ver-lho e a presenciar-lho.

Não escrevo estas linhas para assustar-te, pelo contrário não é tempo para andar assustado ou apavorado, é tempo de estar alerta para com aquilo que está acontecendo neste tempo cronológico, para não deixar-nos envolver em seus esquemas e ciladas, em suas propostas indecentes que contrariam a fé em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo.

Entendamos os tempos cronológicos que estamos a viver, mas também discirnamos os tempos Kairos (Tempo de Deus) para que vivamos com intensidade o que Deus preparou para cada um e como povo de Deus.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...