03/06/2016

DEUS CASTIGA?


Uns vão dizer que sim e outros que não. Quem tem a razão?

Castigo segundo o dicionário significa o sofrimento corporal ou moral infligido a uma pessoa; punição; pena; admoestação; emenda. Creio que todos os seres humanos de uma ou outra forma já sofremos algum tipo de castigo, seja de parte de nossos pais, tutores, professores, familiares, patrões e até alguns dentro do ambiente da igreja.

Deve-se fazer a diferença entre aquilo que é um castigo justo e injusto. Por exemplo quando um filho ou filha desobedece abertamente a ordem paterna, está sujeito a ser castigado justamente. No sentido negativo é quando alguém usa da sua posição de autoridade para exercer um domínio sobre aqueles que estão debaixo da sua influência e castiga a todo aquele que não se sujeita a suas ordens, ainda que sejam injustas.

O castigo em si não é mau, se é executado com justa causa, porque o objetivo final é emendar, corrigir condutas e comportamentos que não estão a ser corretos. Os pais corrigem e castigam com o objetivo de ver a seus filhos amadurecer e que deixam de fazer coisas que não os ajudam a crescer como pessoas.

Se o ser humano em seu são juízo usa o castigo para ajudar a pessoa a emendar, porque Deus não o pode fazer. Existe a ideia que se baseia no carácter de Deus e que a Bíblia revela: Deus é Amor. Então se razoa da seguinte maneira: Se Deus é amor, Ele não castiga. Noutras palavras, Deus não pode nem deve exercer nenhum castigo a suas criaturas, porque isso contrariaria seu carácter de Deus amoroso, Deus bom, Deus misericordioso.

Justamente porque Deus é tudo isso e muito mais é que Ele exerce um castigo justo quando necessário, não com o intuito de destruir, senão mas bem de dar uma lição que corrigirá e emendará a pessoa ou pessoas e também para ensinar aos outros que há consequências quando desobedecemos.

Deus é Soberano e Ele atua como bem achar. Não pretendo determinar aqui como e quando Deus castiga, porque isso não me cabe a mim determinar, Deus sabe quando e como e se é necessário ou não.

O que confunde a muito cristão nascido de novo é o Deus do Antigo Testamento que exercia um castigo gravíssimo sobre as nações pagãs e muitas vezes sobre seu próprio povo Israel, incluindo a morte dos protagonistas retratados na Bíblia. Intentam comparar-lho com o Deus do Novo Testamento e parece que são dois totalmente diferentes, mas na verdade é o mesmo, porque Deus é o mesmo de ontem, hoje e por sempre.

O autor do livro de Hebreus explica que Deus a quem ama castiga ou disciplina e o compara a atitude que os pais terrenos fazem com seus filhos, eles são castigados quando desobedecem frontalmente as ordens. A Bíblia também ensina, que quem não exerce castigo a pessoa desobediente ou rebelde, na realidade não a ama, está a deixar-lha descarrilar-se e isso não é amor.

Deus castiga? Sim. Quando Ele acha que é conveniente para nosso crescimento e amadurecimento, porque seu propósito é que nos assemelhemos a Seu Filho Jesus Cristo.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...