E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35
Sempre há alguém a dizer que lhe encantaria ter vivido na época de Jesus e ter-lho acompanhado de perto. Quem disse isso normalmente é um cristão nascido de novo que tem o Espírito Santo habitando dentro dele e compreende a vida do Reino e consegue entender as verdades bíblicas.
Hoje para nós, ouvir: Eu sou o pão da vida pode ser compreensível, mas para a maioria das pessoas na época de Jesus, inclusive seus próprios discípulos não entendiam a verdadeira dimensão de dita afirmação.
Jesus disse que quem viesse a Ele e comesse o Pão que oferecia, sua própria vida, não teria fome nunca mais. É óbvio que Jesus falava no sentido espiritual, não físico. Muitos o seguiam pelo pão físico, tinham participado da multiplicação dos pães e dos peixes e viam a Jesus como o solucionador das suas carências alimentares, aquele que os salvaria da condição de pobreza material em que viviam, o Messias tão esperado.
Jesus faz lembrar a seus ouvintes sobre como Deus na peregrinação pelo deserto providenciou para o povo o maná que caia diariamente e era apanhado pelo povo para saciar sua fome, mas ao dia seguinte precisavam fazê-lo novamente. Jesus não falava de saciar a fome física, porque isso é algo que nos podemos e devemos procurar para saciar nossa fome física e daqueles que estão sob nosso cuidado.
Na oração do Pai Nosso, Jesus ensinou a seus discípulos para pedir a Deus pelo sustento de cada dia e que normalmente é provido pelo fruto do nosso trabalho, toda essa habilidade para produzir vem de Deus.
Jesus referia-se a fome espiritual e o único que pode saciar-lha é Ele. Nem a religião, nem as filosofias, nem as boas intenções conseguem saciar essa fome espiritual, porque são formas que o homem criou, inventou para intentar saciar esse vazio espiritual.
Por isso vemos muitas vezes pessoas ricas, com tanta abundância de bens materiais, mas nada do que tem lhes sacia o vazio espiritual, nem ir a retiros de meditação ou subir a uma montanha com monges e retirar-se do barulho do mundo consegue saciar a fome e a sede espiritual, só serão atos externos e intentos mentais de auto convencimento, intentado convencer-se que já está saciado.
O único que pode saciar a fome e a sede espiritual é Deus, na Pessoa do Seu Filho Jesus Cristo. Todo aquele que vem a Jesus não terá fome, todo aquele que crê Nele, não terá sede.
Porque andar pela vida com fome e sede espiritual? Só Jesus é quem pode saciar tua fome e sede espiritual e dar-te a vida eterna.
pr. Carlos Arellano