20/06/2016

EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA


Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1
 
Jesus durante seu ministério terreno utilizo muitas figuras das coisas que eram comuns a seus ouvintes. Usou a figura da videira e possivelmente enfrente a um campo de videiras. Ele apresentou-se ante seus discípulos como a videira verdadeira, aquela que pode produzir um fruto para vida eterna.

Uma tentação em que caem muitas vezes os cristãos é querer produzir frutos, mas sem estar ligados a videira. Na verdade nós por nos mesmos não temos capacidade de produzir frutos em relação ao Reino de Deus. Pode-se produzir muita coisa ao nível humano e profissional, porque cada um que nasce nesta vida, vem a esta com talentos e capacidades natas, e através dos tempos, trabalhando arduamente consegue-se ver o fruto do nosso trabalho e isto o pode fazer tanto um crente como um incrédulo, porque são capacidades dadas ao ser humano para desenvolver-se na vida.

Em relação ao Reino de Deus é diferente, porque apesar de que nos são concedidos dons espirituais, capacidades sobrenaturais, que se originam em Deus, elas funcionarão eficazmente se estamos ligados e permanecendo constantemente a fonte, que é Cristo.

É frustrante quando intentamos fazer coisas, produzir coisas para a obra de Deus e não passam de ideias e intenções pessoais criadas por nós mesmos, usando nossas capacidades, mas não dependendo de Deus. Isto pode ser possível e não falo necessariamente que o crente bem-intencionado esteja em pecado ou desobediência, senão, que é movido pelo seu próprio impulso e força.

O fruto que produzimos deve ser Deus em nós e através de nós. Quando estamos ligados a videira verdadeira, beberemos da sua seiva. Jesus disse que seu Pai é o lavrador e na mesma passagem fala que nos somos os pâmpanos e que o pâmpano por se mesmo não leva fruto, precisa estar ligado, unido a vide, para que possa produzir um bom fruto, de qualidade, que possa satisfazer a outros que precisam de alimento, neste caso espiritual.

O fato de Jesus afirmar que Ele é a videira verdadeira, quer dizer que haverá outras videiras que terão uma aparência que poderá iludir as pessoas e elas acharem que são verdadeiras, mas na verdade são cópias, intentos de imitar a videira verdadeira, que só terão como ofertas, as boas obras, uma religião superficial acompanhada de cerimónias e ritos sem vida. Ainda que aparentemente pareça que está a produzir fruto, só será a nível humano, passageiro e não transcenderá para eternidade.

Só Jesus que a videira verdadeira e nós como pâmpanos ligados a ela produziremos fruto que redunde e transcenda muito mais além da temporalidade da vida.

Une-te à Videira Verdadeira, Cristo Jesus! 

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...