27/06/2016

O RAPAZ LUNÁTICO


No outro dia, quando desceram do monte, veio ao seu encontro uma grande multidão, e um homem gritou-lhe: “Mestre este menino que aqui está é o meu único filho. E há um demónio que toma contra dele e o faz gritar, abanando-o todo, com violência, a ponto de espumar pela boca. Esse demónio fá-lo ferir-se constantemente, e não o deixa em paz. Já roguei aos teus discípulos para o expulsarem, mas não foram capazes”.

“Ó gente teimosa e sem fé!”, disse Jesus, “Até quando terei de vos suportar?” Virou-se para o homem e disse-lhe: “Traz cá o teu filho.”

Quando a criança se aproximava, o demónio atirou-a por terra numa violenta agitação. Mas Jesus, ordenou-lhe que saísse, curou o menino e entregou-o ao pai. O espanto apoderou-se do povo ao ver esta manifestação do poder de Deus. LUCAS 9:37-43

Hoje, esse menino estaria internado num hospital psiquiátrico, como seguramente muitos endemoniados o estão. Os familiares não sabem o que fazer e agem dentro da lógica, consultar um especialista e realizar um tratamento. Um tratamento psiquiátrico no caso de doenças mentais tem sua razão de ser e normalmente recupera, outros infelizmente não, ainda acabam pior com tanta medicação.

Como cristãos devemos discernir com que caso estamos lidando. Lembro-me duma senhora que visitou várias vezes nossas reuniões e os obreiros e irmãos oraram por ela, expulsando os espíritos que atormentavam ela, mas ela continuava igual ou pior, ouvindo vozes e vendo coisas. Um dia orando sobre essa situação específica, entendi que seu caso era mais clínico que espiritual, sofria de esquizofrenia, não possessão demoníaca.

O caso relatado pela Bíblia era mesmo um caso de possessão demoníaca. O inimigo muitas vezes para distrair e desviar aos crentes, manifesta coisas assustadoras que fazem com que os crentes fiquem perturbados e não ajam com fé e firmeza.

A ordem e a autoridade já foram dadas a cada um de nós, para que quando lidemos com qualquer tipo de demónio o enfrentemos em Nome de Jesus e ele irá embora. Jesus nunca nos daria uma ordem e instrução que não funcionasse. Quando deixamos obstáculos crescer dentro de nós como a incredulidade, dúvida ou dureza de coração impedirão que a força maligna saia.

Isso estava acontecendo com os discípulos de Jesus, ficaram baralhados ante as manifestações que o demónio provocava no menino, que os inutilizou para operar. Com Jesus não funcionou, não se deixou baralhar e ordenou que o demónio deixa-se o menino e assim sucedeu, o menino ficou livre, mas os discípulos levaram um raspanete de parte de Jesus.

Quando nos encontremos numa circunstância similar ou parecida, ajamos com fé e autoridade em Nome de Jesus e o maligno sairá derrotado.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...