Jesus foi um Pastor popular durante a maior parte do seu ministério, mas, houve uma parte do mesmo em que tornou-se impopular, ao ponto que o crucificaram e seus próprios discípulos saíram fugindo com medo de represálias. O ser humano pode mudar sua maneira de pensar dum momento para outro, hoje pode estar elogiando a labor exercida pelo seu próximo, como amanhã é o primeiro a criticar-lho de maneira negativa.
Por isso a Bíblia nos manda que nossa confiança deve estar depositada em Deus e não nos homens, porque eles são instáveis, hoje sim, amanhã não. Jesus ensinou que seus discípulos deveriam ser gente de sim, sim e não, não e não ser como as ondas do mar, vão e vem.
Com toda a doutrina de sucesso e êxito que se ensina hoje na igreja de Cristo, muitos pastores geram sua vida ministerial, procurando ser populares entre o povo, pensando cada movimento que vão a realizar, ponderando se vai agradar ou não a seus ouvintes. Como já comparti alguma vez, já assisti a formação de como ser uma pastor interessante e atractivo para atrair o povo as reuniões, que devo fazer e que não devo fazer para que o povo se mantenha regular e aumente o número de frequentadores cada Domingo, praticamente são formações de marketing para pastores, nunca apliquei, nem aplicarei semelhantes técnicas, prefiro depender do Espírito Santo e usar os dons que o Senhor me concedeu.
Quando decides como pastor ser autêntico e honesto com o chamado que o Senhor te fez, tens que estar preparado para tornar-te de vez em quando impopular. Porque quando tudo corre bem na igreja, cultos abençoados, aumento de pessoas, contribuições generosas, etc. Se estas coisas acontecem, então tua popularidade aumenta e todos falam bem, mas, no caso que surjam problemas, desentendimentos, complicações de qualquer tipo, ou se as mensagens são duras, assim como Cristo e os profetas pregaram, então, muitos não vão gostar, menos se mexem com seus interesse egoístas e mesquinhos ou estilos de vida ocultos, ante os homens, mas não diante de Deus.
Se há diminuição da frequência ou se alguém ou alguns saem da comunhão, imediatamente começam a pensar que o pastor aprontou alguma coisa. Infelizmente em muitas congregações espalhadas pelo mundo o pastor é o suspeito de costume. Se todo corre bem, aplausos, se alguma coisa não corre muito bem, críticas são levantadas.
Pastor, se queres ser um pastor de Deus, procura a direcção do Espírito Santo, organiza as coisas como Ele te instrua, ensina e prega o que o Espírito de Deus quer comunicar a igreja, seja uma mensagem simpática ou não, fala a verdade, não temas. Não pregues mensagens só para agradar a teus ouvintes, só para receber aplausos e palmadinhas nas costas. Se Jesus que é o Bom Pastor experimentou a impopularidade, não penses que tu não vás passar pelo mesmo.
Não procures ser popular!
pr. Carlos Arellano