Pensamentos mentirosos ou enganosos são aqueles que nos distanciam da maneira de pensar de Deus. A Bíblia disse que os pensamentos de Deus não são nossos pensamentos, nem tampouco seus caminhos são nossos caminhos. Noutras palavras, a maneira como Deus vê as coisas e pensa acerca delas pode ser diametralmente diferente a aquilo que nos pensamos ou imaginamos.
Aliás, a própria Bíblia disse que o coração do homem é enganoso, quer dizer que podemos enganar-nos a nós mesmos, podemos dizer-nos mentiras a nós mesmos e acabar achando que nos temos a razão e alguns até pensam que Deus está pensar de maneira errada.
Um exemplo típico, é pensar que no fim de contas não interessa qual religião tenha, todas elas te conduzirão a Deus. Isso que Deus disse na Bíblia, que o único caminho para chegar a Ele é Cristo é muito radical e exclusivista. Outra forma de pensar é que se fazemos boas obras consegue-se Seu favor e obtemos a entrada ao céu, porque aquilo que disse a Bíblia e os crentes nascidos de novo que só pela fé em Cristo podemos ser salvos, não é suficiente, é necessário fazer boas obras.
Muita gente pensa assim e acha a maneira de pensar de Deus expressa na Bíblia demasiada radical e absolutista. A Bíblia disse que há caminhos que parecem bons, mas seu fim é morte. Posso aplicar-lho aos pensamentos, há pensamentos que parecem bons e tem sentido lógico, mas contrariam totalmente o que Deus pensa.
O dilema que se apresenta é o seguinte: Meu pensamento ou o pensamento de Deus? Sempre o pensamento de Deus será muito melhor que o nosso, porque Ele é perfeito e ilimitado e nós somos imperfeitos e finitos, nossa compreensão é limitada. Por isso Deus nos deixou a Escritura, para que descubramos como Ele pensa e alinhemos com sua maneira de pensar e ver as coisas.
Não falo de ser robôs, sem capacidade de raciocínio, porque na verdade somo seres criados com inteligência, temos capacidade de raciocinar, chegar a conclusões e alguém que toma tempo para pensar, chega muito longe na vida e realiza muita coisa boa. Claros, também existem aqueles que usam sua inteligência para o mal e causam muito prejuízo a seu próximo.
O salmista dizia: “Examina-me o Deus e vê se há dentro de mim caminho de maldade ou pensamento de maldade”. Ser examinados por Deus é bom, porque até o melhor cristão que exista na face da Terra, pode se enganar a se mesmo, se deixa que um pensamento mentiroso ou enganoso se plante em sua mente e coração.
O cristão nascido de novo deve fazer-se auto avaliação e revisar seus pensamentos constantemente a fim que eles possam sempre estar alinhados com o pensamento de Deus e não estar pensando coisas e fazendo coisas opostas ao pensar de Deus.
pr. Carlos Arellano