08/07/2016

NEM É FELIZ AQUI, NEM É FELIZ ACOLÁ


Comunidade Cristã de Murtosa

Segundo o dicionário a palavra feliz significa contentamento; bem-estar; satisfação. Todos os seres humanos normalmente desejam ser felizes, por isso através da vida envolvem-se em muitas coisas a procura da dita felicidade.

A felicidade é o estado de quem é feliz. Querer viver todo tempo nesse estado é algo impossível, só nos romances e nos filmes. A vida é feita de diferentes momentos e situações. Não vivemos num mundo perfeito, ele está sujeito a acontecimentos que escapam a nós, como por exemplo uma mudança politica, económica, um desastre nacional, um acidente, uma doença e tantas outras coisas que podem vir a azedar a vida.

Podemos ser felizes? Sim. Como cristãos creio que podemos ser felizes, se mantemos uma perspetiva real desde o ponto de vista divino. Jesus disse que se cremos Nele, teríamos uma vida abundante, de gozo, de paz, de consolo e nos garantiu que estará sempre ao nosso lado, só isto é motivo para ser feliz. Saber que somos salvos e que um dia desfrutaremos a eternidade com Deus é motivo de abundante felicidade e alegria.

Jesus também advertiu que no mundo encontraríamos aflições, mas que mantivéssemos o bom ânimo, porque Ele venceu ao mundo e nos podemos vencer juntamente com Ele.

Porque há pessoas que não são felizes onde estão atualmente e ainda que mudem para outro lugar ou situação continuam infelizes? Porque baseiam sua felicidade em circunstâncias externas, que na verdade são passageiras e efémeras.

Às vezes como cristãos corremos atrás da felicidade, mas na verdade é como correr atrás do vento, nunca vais alcançá-lo. A felicidade para o cristão nascido de novo é Cristo, porque essa felicidade já está dentro dele ou dela. É Jesus Cristo que faz com que nossa vida se torne feliz, ainda que passemos por diversas provas ou situações menos boas. Para o cristão a felicidade é Deus, não são as circunstâncias, porque sabe que elas podem mudar, mas Deus não.

Deus é a fonte de nosso gozo e satisfação e isso brota de dentro para fora, não de fora para dentro. A maioria das pessoas e inclusive alguns cristãos procuram a felicidade fora, não vão a fonte, a Seu Criador, que é o único que pode dar-nos uma felicidade real, onde existe uma aceitação da sua vontade por cima de todo interesse egoísta que surja no coração.

Quando o cristão quer fazer as coisas a sua maneira, não é feliz onde está atualmente, nem tampouco é feliz estando noutro lugar. Para o cristão a verdadeira felicidade é fazer cada dia o que agrada a Deus, não importa em que país viva, se é casado ou não, se tem um bom salário ou não, more em casa alugada ou própria, tenha carro ou ande a pé, seja de pele clara ou escura, seja famoso ou não, tenha muitos amigos ou poucos e tantas outras coisas. Nada disso é o fator real da sua felicidade, porque se for, está a colocar sua felicidade em coisas passageiras e que podem mudar ou desaparecer em qualquer momento.

Deus é o fator real da sua felicidade, aqui ou acolá.

Pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...