07/07/2016

PASTOREAR NÃO É CONTROLAR!

 

Isso é uma tentação em que muitos pastores e líderes caem, acabando por controlar ou tentar controlar as pessoas.

Controlar significa fiscalizar, inspecionar, dominar, conter, ter sob seu poder, debaixo do seu domínio. Noutras palavras é exercer um controlo sobre alguém ou alguns, com o intuito que se submetam a tudo o que o controlador quer, não importando o ponto de vista do controlado.

Isto acontece nas tiranias, onde se exerce a manipulação, pressão e coisas do género para dominar aos subordinados e que ficam sujeitos a penalização se não obedecem cegamente a aquilo que lhe é imposto. Será possível que dentro da igreja aconteça algo semelhante? Sim. Podes ler o caso de Diótrefes em 3 João, que descreve o escrito anteriormente.

Conheci o caso dum pastor, diria, mais um cristão que auto titulou-se pastor, e que ganhou bastante gente, mas quando as pessoas não faziam o que queriam, os expulsava da congregação, hoje não tem ninguém, só mantém o título.

O papel dum verdadeiro pastor chamado por Deus, principalmente é ensinar a doutrina de Cristo e fazer discípulos e poder descobrir a aqueles ou aquelas que são também chamados para ministrar aos outros e acompanhar-lhos no seu desenvolvimento. A ideia que o pastor use sua posição e influência para conseguir seguidores, não é o conceito que a Bíblia revela. O rebanho é e sempre será o rebanho do Senhor.

Biblicamente o cabeça da igreja é Cristo. Ele é o Pastor principal e é Ele que guia a igreja por meio do Espírito Santo. Para que isso aconteça é necessário que haja homens e mulheres chamados por Ele, para que pastoreiem Seu rebanho.

Pastorear é cuidar, velar, apoiar, ajudar, prover, proteger, não é dominar, nem subjugar as pessoas que são confiadas. O problema é a ideia errada que se estabelece na mente do pastor, que é pensar que está por cima dos outros e que as ovelhas estão para servir a seus propósitos pessoais e a promoção do seu ministério. Alguns casos acontecem por causa da insegurança do líder, que não quer mostrar fraqueza nenhuma ante o rebanho ou mantém uma vida oculta e esconde-se atrás duma postura dura, hostil e dominadora, para mostrar que ele ou ela é forte e ninguém pode contrariar-lho.

Se o pastor ensina corretamente a Escrituras, dependendo da ajuda do Espírito Santo, também deve confiar que Ele continuará fazendo a obra na vida das ovelhas que toma conta no dia-a-dia. Não precisa estar atrás de cada ovelha, controlando cada passo que dão, para ver se estão a fazer o que ele ou ela querem.

A obra é de Deus e se Jesus Cristo é o Bom Pastor, então, Ele cuidará cada uma das suas ovelhas. Pastoreará a cada uma delas, através dos seus vasos escolhidos por Ele, para que ministrem com amor e carinho Seu rebanho. Cada pastor sabe que um dia responderá ante o Pastor dos pastores pelo labor feita enquanto serviu aqui na Terra.

Os pastores controladores esquecem-se disso!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...