29/08/2016

ABRAÃO XIII


Na época dos patriarcas e como acontece ainda nalgumas culturas nos dias de hoje, os pais tratam do casamento dos filhos quando estes chegam a uma determinada idade. Era o tempo em que Isaque deveria casar e assim que Abraão encomendou a seu servo, o principal da casa dita tarefa, encontrar uma esposa para seu filho Isaque.

Abraão propôs que Isaque casasse com alguém de seu parentesco, não queria que casasse com alguma moça da terra em que habitava, porque eram povos idolatras e não queria que seu filho se corrompesse. Assim, que o seu servo saiu com presentes em direção a terra da família de Abraão e depois de vários dias viajando chegou a um certo lugar onde havia um poço de água e fez uma oração e pediu que Deus lhe confirmasse, porque não queria equivocar-se.

O sinal que pediu a Deus foi muito simples, que a moça que lhe servisse água a ele e que estivesse pronta a dar-lhe água a seus camelos seria a indicada e assim aconteceu. A moça era Rebeca, filha de Betuel, parente de Abraão. O servo de Abraão foi convidado a ir a casa dos pais de Rebeca, onde teve a confirmação que o Senhor o tinha guiado para chegar ao lugar certo.

Igual deve acontecer connosco, como filhos e filhas de Deus, que precisamos que Deus oriente nossa vida em cada assunto importante. Há coisas na vida que Deus vá deixar ao nosso critério, segundo nossas preferências e gostos, como por exemplo a roupa que vestimos, a comida que comemos, até pode ser a escolha do tipo de casa ou apartamento que queiramos viver. Se bem certo haverá crentes que podem pedir orientação a Deus até nestes assuntos que acabo de mencionar e não está mal, Deus sabe o melhor para cada um.

Hoje, nós temos a Bíblia e a presença do Espírito Santo habitando dentro da nossa vida e isso deve ser algo importantíssimo ter em consideração. Qualquer um de nós por mais espirituais que sejamos podemos tomar decisões importantes baseados em emoções ou circunstâncias ou conveniências que depois podem dar para torto. Quando Deus orienta nossa vida para passos importantes em nossa vida, não significa que sejamos isentos de problemas ou dificuldade, elas sempre vão a surgir, mas, nós teremos a convicção e certeza que Deus guiou nossos passos a dita decisão, Deus está no assunto e se Ele está, tomará o cuidado pertinente.

O servo de Abraão deixou-se guiar por Deus na tarefa encomendada e não queria equivocar-se, não queria fazer as coisas a sua maneira, senão, sob a guia de Deus, pelo Seu Espírito e foi bem-sucedido naquilo que fez.

Aquelas decisões importantes que precisamos tomar, que sempre sejam debaixo da orientação do Espírito Santo, não podemos dar-nos o luxo de desperdiçar tempo, talentos e recursos fazendo as coisas a nossa maneira ou como as pessoas querem que faça-mos. 

Faça a maneira de Deus e conforme sua orientação.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...