22/08/2016

O HOMEM COXO


Em Listra encontraram um homem que, de nascença era aleijado dos pés, nunca tendo andado na vida.

O homem assentava com atenção a pregação de Paulo que, reparando nele, se dera conta que o aleijado tinha fé para ser curado.

Então ordenou-lhe: “Levanta-te! e o homem, pondo-se de pé de um salto, começou a andar. Atos 14:8-10

Há momentos que são preparados pelo Espírito Santo, onde nós como cristãos precisa-mos estar para ser usados poderosamente por Ele. Deus usa vasos frágeis, mas que nas suas mãos tornam-se eficazes para operar milagres.

O apóstolo Paulo estava seguindo a rota indicada sob orientação do Espírito Santo e chegou a cidade de Listra onde encontrou a este coxo de nascença. A Bíblia muitas vezes só indica a condição física da personagem, mas não a causa que originou a doença. Eram outros tempos e a ciência não era como nos a conhecemos no dia de hoje.

Nós, como cristãos não somos chamados a descobrir as causas que determinam que uma pessoa esteja na condição física em que se encontra, só devemos exercer a fé para crer que Deus é poderoso para curar e libertar a pessoa nessa condição.

Paulo observou que o coxo estava com fé, e unida a fé dele foi aquilo que despoletou o poder de Deus. Fica implícito que o apóstolo Paulo exercia a fé e autoridade em nome de Jesus, e apesar de não ser mencionado Seu nome, o milagre aconteceu. O que importa e determina a operação de Deus através das nossas vidas é a relação que mantemos com Ele e não está baseada em fórmulas, métodos ou sistemas. Precisamos a direção do Espírito e discernir o momento que estamos a viver e como Deus nos quer usar.

Há um debate que acontece em todo crente, a luta mental que desenvolve-se dentro de nós, quando nos encontramos ante um caso impossível de solucionar humanamente falando, onde não há ciência que funcione, porque os coxos e paralíticos continuam entre nós nos dias de hoje, por mais evolução que a ciência teve. Não questiono a ciência, porque ela faz até milagres, não no sentido espiritual, senão pelos logros que ela tem realizado através dos tempos, mas toda a inteligência usada provém de Deus, só que muitos investigadores e cientistas pensam que é por eles mesmos.

Em relação a nós como cristãos, nos movemos noutra dimensão, que vai muito mais além da ciência, porque ela também torna-se limitada ante determinadas doenças, onde só o poder de Deus pode operar. Entendamos e discirnamos os momentos e oportunidades que se nos brindam, assim como foi com o apóstolo Paulo em Listra e um coxo levantou-se e começou a andar.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...