Sara a mulher de Abraão tinha morrido e sepultada numa cova, que tornou-se o jazigo familiar. Abraão apesar da idade continuou sua vida, tomando cuidado dos seus negócios.
Abraão voltou a casar-se com uma mulher chamada Quetura e teve vários filhos com ela e assim viveu até atingir a idade de cento setenta e cinco anos e morreu. Foi sepultado juntamente aos restos do corpo de Sara. Noutro dia, conversando com uma pessoa que tem seu negócio frente ao cemitério da cidade onde moro, falando sobre a vida e a morte, ele respondeu-me assim: “Quando morra vou aqui a frente”, referindo-se o que aconteceria depois de morrer e disse-lhe que não falava do corpo, senão mas bem da alma e o espírito.
A natureza humana, especialmente a resistência que algumas pessoas mostram pela durabilidade da sua vida aqui na Terra, surpreende-nos ao ver como seres humanos finitos e às vezes doentes e fracos, apesar de passar por tantas aflições e estilos de vida tão difíceis, sobrevivem tantos anos. Também observo como pessoas tão fortes e saudáveis morrem de repente por motivos de saúde, acidente ou qualquer outro fator. Não há nada garantido nesta vida.
Abraão viveu cento setenta e cinco anos, muitíssimo mais do que qualquer ser humano nos dias de hoje possa atingir. Sou a favor duma vida saudável e creio que é benéfico para nós e para aqueles que nos rodeiam e devemos fazer o nosso melhor para nos conservar assim.
Mas a vida não é só ter uma vida saudável fisicamente falando, porque queiramos ou não o corpo tanto internamente como externamente vá se gastando, a própria Bíblia fala disso, da temporalidade da vida, do desgaste da vida, O que a Bíblia enfatiza e deveria ser uma prioridade na nossa vida é a alma e o espírito, porque esse continuam vivendo após nossa morte física. Como falava anteriormente, tanto Abraão como Sara um dia morreram e foram sepultados, mas sua alma e seu espírito está na presença de Deus por todo sempre.
Não basta ter um jazigo familiar, para quem puder ou ser enterrado numa vala comum por falta de recursos, seja onde for, o que fica nesse lugar são nossos restos mortais físicos. Mas para onde vamos depois de morrer?
Abraão e Sara foram a presença de Deus e viverão por toda a eternidade e Deus lhes dará um corpo glorificado no dia de Cristo, onde todos os que creram Nele ressuscitarão para uma nova época.
Porque queres perpetuar tua vida física como se isso fosse o todo desta vida? Se vivemos só para ter um bom corpo saudável, então, somos dignos de lástima, desperdiçamos nossa vida, colocando um alvo, que não passa de algo finito e que a morte põe um ponto final.
Mas, se colocamos como alvo a Deus e a eternidade, viveremos muito mais além do nosso corpo físico, como aconteceu com Abraão e Sara e todos os crentes que depositaram sua fé e esperança Nele.
pr. Carlos Arellano