Há três tipos de espíritos, a saber: o Espírito de Deus ou Espírito Santo, o espírito de erro ou espírito do anticristo e o espírito do homem, já que o ser humano é composto de três partes: espírito, alma e corpo.
Quando Jesus se preparava para consumar Sua obra, aquilo que o Pai havia encomendado realizar, comunicou a seus discípulos mais próximos, que não os deixaria órfãos, que o Pai enviaria o Espírito Santo, o Consolador para que estivesse com eles e neles. Este Espírito os guiaria a toda verdade e lhes ensinaria todas as coisas relacionadas com a realidade espiritual.
A diferença com Jesus era que o Espírito de verdade estaria com todos os cristãos através das épocas e não haveria limitação para o seu atuar, apesar da distância, raça ou idioma; enquanto Jesus esteve limitado a uma área geográfica não muito extensa, mas a Obra que realizou ultrapassou os limites geográficos e do tempo. Hoje, beneficiamos da obra realizada por Cristo na cruz e sua posterior ressurreição, habitando em nossos corações.
Hoje, contamos com as Sagradas Escrituras que aliadas ao Espírito de verdade nos confirma com toda certeza a vontade de Deus para nossa vida e ministério. Como disse o apóstolo Pedro, faremos muito bem ao considerar as Escrituras como fonte de revelação. É o Espírito de verdade que fará com que essa Palavra cobre vida e atue poderosamente em nós e através de nós e possa influenciar a outros.
O Espírito de verdade fará com que a mentira seja descoberta e desmascarada, Ele nos mostrará o certo de Deus e nos ajudará a evitar cair no erro.
O espírito de erro tem como objetivo desviar-nos da verdade de Deus e acreditar nas mentiras que o pai de toda mentira (diabo) planeia e desenha para enganar as pessoas. A Bíblia disse que o mundo jaz debaixo da influência do maligno e que os olhos do ser humano estão vedados para ver a glória de Deus. O inimigo usa muitos argumentos mentirosos, com certa aparência de verdade, com um pouco de verdade, mas misturado com mentira, que dará como resultado o erro ou engano, assim como aconteceu com Adão e Eva, que acreditaram na mentira da serpente (diabo).
Satanás continua operando da mesma maneira, enganando pessoas através do espírito de erro, para que elas trabalhem para ele e continuem enganando a outros. O espírito do homem associa-se ao espírito de erro, que nasce no mesmo inferno, para manter aos seres humanos na cegueira, incluindo cristãos, que por não conhecer sua Bíblia e estudar-lha seriamente, ficam vulneráveis e expostos as mentiras, por isso surgem as heresias no seio do povo de Deus.
Os pastores e responsáveis da obra do Senhor devem associar-se e tornar-se dependentes do Espírito de verdade, para que através das suas vidas, as verdades espirituais que procedem do coração do Pai sejam comunicadas ao povo com toda clareza e simplicidade, a fim de que o povo de Deus seja instruído com todo o conselho de Deus.
Recebamos com alegria o Espírito de Verdade e rejeitemos firmemente o espírito de erro!
pr. Carlos Arellano