30/09/2016

RESPONSÁVEL? SIM! DONO? NÃO!


Quando tornamo-nos membros do Corpo de Cristo ocupamos um lugar em dito corpo, cumprindo funções específicas que contribuirão para o bom funcionamento do mesmo. Alguns membros do Corpo de Cristo por causa dum chamado especifico de Deus ocuparão posições de liderança, cuidando do rebanho do Senhor, exercendo o ministério a que foi chamado.

Se por um lado é uma honra servir a Deus numa posição de liderança, por outro lado tem que ver com responsabilidade. Isso significa que um dia prestaremos conta do trabalho que nos realizamos. Já leram alguma vez ou talvez já assistiram pessoalmente, como pessoas que começaram humildemente, quando obtiveram uma posição de poder, de comando, mudaram radicalmente e começaram a agir como donos e senhores de tudo, inclusive das próprias pessoas.

Isso, infelizmente também acontece no seio da igreja de Cristo. A posição de autoridade é entendida como um autoritarismo sobre os demais, como dizendo: “Agora, quem manda só eu e que ninguém me contrarie”. Muitas vezes esse espírito está presente mas é ocultado com uma falsa humildade, mas na verdade, o poder trastornou a mente do individuo e estará pronto a usar todo tipo de artimanha para controlar a situação a como der lugar.

Jesus disse: “Não vim para ser servido, senão para servir e dar minha vida em resgate dos outros”. O princípio que sempre motivou a Jesus foi o de servir, ajudar, incentivar a outros para que fizessem a obra do Senhor. Um verdadeiro líder espiritual, pode estar nalguns momentos em grande destaque, mas também saberá se manter numa posição nos bastidores, especialmente quando Deus está usando a outros, porque no fim de contas somos parte dum Corpo, onde existem muitíssimos membros e alguns deles funcionam melhor que nós.

Quando assumimos a responsabilidade da função confiada, esta deve ser feita com toda humildade e dependência do Espírito Santo. Agora, aproveitar-nos da posição delegada por Deus para exercer um domínio sobre as pessoas, isso não. As ovelhas são do Senhor, não são nossas, mas infelizmente existem indivíduos dentro do Corpo de Cristo que pensam que são donos das vidas e querem controlar todos os actos que elas realizam ou desejam realizar. Sentem-se no direito de comandar as vidas daqueles que estão debaixo do seu cuidado. Nunca o dirão abertamente, mas suas ações e intenções estarão presentes e os afetados acabarão vivendo debaixo duma tirania e não se sentirão livres para tomar suas próprias decisões por temor do que possa pensar o responsável.

Nosso papel como líderes espirituais é guiar o rebanho, não comandar a vida das pessoas para que façam ou desfaçam ao nosso bel-prazer, elas são livres para fazer suas próprias escolhas.

O único dono de tudo quanto existe é Deus, Ele é o Senhor da Sua igreja, nós como responsáveis somos mordomos, administradores daquilo que nos foi confiado.


Donos do rebanho? Nunca

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...