É aquele, aquela ou aqueles que sofrem traição, pessoas que foram atraiçoadas. Noutro dia escrevi acerca do traidor, aquele que executa a traição e hoje gostaria de escrever um pouco acerca da pessoa traída.
Expliquei que a traição pode acontecer em diferentes ambientes, como a família, que considero o mais doloroso, o trabalho, com amigos que considerávamos leais e verdadeiros, com colegas de estudo, com pessoas em autoridade, inclusive dentro do âmbito da igreja também ocorrem traições.
A natureza do ser humano é tão perversa, que coisas que achamos que nunca sucederiam, sucedem. Pessoas que nunca imaginaríamos que viessem a trair atraiçoam da pior maneira, por colocar seus interesses egoístas e mesquinhos em primeiro lugar.
Acerca do traidor já tratei com detalhes em texto anterior. E que da pessoa traída? È uma vítima? Acabou o futuro para ela? Já não há mais esperança? Será que vale a pena confiar no ser humano novamente?
Por experiência pessoal já sofri traições que me deixaram de rastros, não ao ponto de desistir do cristianismo, porque sê em quem tenho crido e através dos anos fui descobrindo a natureza humana, começando por mim e tudo aquilo que pode provocar por causa do pecado. O surpreendente é que a traição não só opera no âmbito secular, onde Cristo não está presente, senão, que até dentro do seio da igreja do Senhor, encontraremos indivíduos sem escrúpulos, que por colocar seu capricho, seu interesse antes que seu próximo, não lhe importa trair a confiança depositada nele ou nela.
Se serve de consolo, deixa-me dizer-te: Jesus foi traído, não só por Judas Iscariotes, senão pelo seu próprio povo, o qual o rejeitou, aqueles que um dia o louvaram, mas noutro dia apoiaram sua crucificação. Jesus estando na cruz fez um pedido ao Pai, para que fossem perdoados, dizendo: “Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem”.
Creio que a pessoa que foi traída, o primeiro que deve fazer é perdoar ao traidor, pode ser difícil e talvez apetece acabar com sua vida, senão pelas vias de fato, esse pensamento passa pela cabeça, mas são pensamentos que nunca serão executados. Perdoar, assim como Cristo nos perdoou, ainda que você nunca tenha traído a ninguém, seu pecado foi perdoado, e assim como Deus perdoa-nos, nós devemos perdoar também. É difícil, mas não impossível e por último é um mandato, não um sentimento.
Quando se perdoa, a pessoa traída fica livre para ser tratada e consolada pelo Senhor e através dos meios que Ele usará para uma real restauração.
Cada caso é um caso e não pretendo fazer da minha experiência um padrão, porque todos somos diferentes e encontramo-nos em níveis espirituais de crescimento e entendimento diferentes. Você foi vítima duma traição? Deus não quer que fiques lamentando-te o resto da tua vida e tampouco não quer que feches teu coração para voltar a confiar em alguém. É verdade, existem traidores e pode ser que nunca mais voltes a confiar nessa pessoa ou pessoas, mas também existem muitíssimas pessoas leais e fieis, que honram o cristianismo que vivem e Deus coloca essa gente para que prossigamos nosso caminho.
Você perdoe e deixe a Deus tratar com o traidor.
pr. Carlos Arellano