Nessa mesma noite um anjo do Senhor matou 185,000 soldados das tropas assírias; viam-se corpos mortos por toda a parte, em toda a extensão daquela zona, pela manhã.
Então, o rei Senaquerib regressou a Nínive; e, numa altura em que estava a fazer adoração no templo de seu deus Nisroque, seus filhos Adramaleque e Sarezer mataram-no, fugindo para a Turquia oriental, a terra de Ararat. O seu filho Esar-Hadom ascendeu ao trono. 2 Reis 19.35-37
Há momentos na história de Israel em que foi atacado por inimigos e alguns conseguiram conquistar-lhos e tudo isso aconteceu por causa da sua rebelião contra Deus, apesar das advertências dos profetas enviados por Ele.
Neste caso específico, Deus não queria que Senaquerib vencesse a Israel, porque era praticamente um ataque contra um povo que estava em desvantagem numérica e militar. Era um rei ambicioso e com ansia de alargar seu império. Deus protege seu povo e quer que como povo dele confiemos na sua proteção e livramento.
Deus enviou ao profeta Isaías ao rei Ezequias para trazer-lhe paz no meio do iminente ataque e destruição que provocaria Senaquerib. Disse-lhe primeiro: “Deus ouviu tua oração” e também disse-lhe: “Que o rei de Assíria não entrará na cidade; não a atacará com flechas e escudos; não construirá a rampa de acesso a muralha da cidade e que ele voltará pelo caminho que veio”.
Deus enviou seu anjo e matou a 185,000 homens do exército de Senaquerib e posteriormente foi morto na sua terra pelos próprios filhos.
Às vezes como filhos de Deus se levantará algo ou alguém maior que nossas forças humanas, mas nunca esqueçamos que maior que tudo quanto existe neste universo é o Nosso Deus e Ele está atento a nossa oração, quando humildemente clamamos pela sua ajuda, reconhecendo nossas limitações, e que não somos poderosos por nos mesmos, senão que o Deus-Todo-poderoso está connosco para nos livrar e salvar.
Deus enviou seu anjo e destruiu o exército inimigo. Há situações em que só Deus intervirá e nossa atitude será esperar em seu livramento. Nós não faremos nada, porque Deus sabe que não há nada que possamos fazer, não temos a capacidade e o poder para intervir e solucionar dita situação.
É bom depender de Deus em todo tempo e especialmente quando levanta-se ataques que humanamente é impossível vencer, mas para nosso Deus nada é impossível. Ele é poderoso para derrotar o inimigo que está a atacar-te.
Gloria a Deus!
pr. Carlos Arellano