O livro de Levítico deriva do nome Levi, cujos membros exerciam o sacerdócio, chamados por Deus para ocupar-se dos assuntos do santuário. Muitos crentes pensam que este livro é um manual técnico sobre o serviço dos sacerdotes e muitos nem o leem porque pensam que não tem nada que ver connosco, como cristãos do Novo Testamento.
O verso 2 do primeiro capítulo revela que a mensagem do livro de Levítico estava dirigida a todo o povo de Deus. Todo o que está descrito neste livro e que foi confiado a uma tribo que exerceria o sacerdócio revela o plano de redenção de parte de Deus para todo ser humano que o procure com coração sincero.
Deus não somente queria que o povo experimenta-se a redenção, senão que sua conduta fosse acorde com Deus, que é Santo, como está escrito em Levítico 20:26 “Vocês, serão santos, porque eu o Senhor, Santo sou, e vos apartei doutros povos para que sejais meus.”
Para obter a salvação e restaurar ao ser humano a uma comunhão real com seu Criador, deve prover-se um meio para que isto aconteça. A primeira metade do livro apresenta uma serie de ações de carácter religioso que representam a maneira como Deus redime aos perdidos, separando-os dos seus pecados e as consequências por não arrepender-se. Os diversos sacrifícios ordenados por Deus são figuras do sacrifício de Cristo no Calvário.
Os sacerdotes levíticos prefiguravam o serviço fiel que Jesus Cristo efetuo para prover uma reconciliação com Deus. As leis sobre a limpeza e purificação nos ensinam o estilo de vida que Deus espera de nós. Ele deseja que vivamos em pureza.
A segunda parte do livro de Levítico apresenta uma série de níveis práticos que o ser humano deve abraçar para viver uma vida santa. Este livro apresenta as leis que Deus queria que seu povo cumprisse, a fim de viver a vida que agrada a Ele.
Moisés continua a ser associado a escrita deste livro e é mencionado várias vezes, como Deus falava com ele para que escrevesse suas leis e a transmitisse ao povo.
Hoje não somente temos o livro de Levítico, temos a bênção de ter a Bíblia completa. Hoje não precisamos de cerimónias ou rituais ou figuras que nos mostrem quem é Cristo. Hoje vivemos na dispensação da graça, onde o cumprimento de muitas coisas que estão descritas no livro de Levítico já aconteceu. Cristo já veio e está agora sentado a direita de Deus Pai, intercedendo por nós, cumprindo seu ofício de Sumo-Sacerdote.
Tudo isso nos leva a uma maior responsabilidade em relação aos nossos irmãos sacerdotes da tribo de Levi, eles só tinham figuras e sombras sobre o Messias, nós já sabemos quem Ele é. Vivamos em obediência continua fazendo todo o que a Palavra de Deus nos instrui.
pr. Carlos Arellano