01/11/2016

JONAS TENTA FUGIR DE DEUS


Você não poderá fugir de Deus:
- Jonas tentou fugir de Deus - Ele deu a Jonas uma missão (ir a Nínive e alertar os ninivitas da sua destruição), mas Jonas não queria fazê-la, e por isso fugiu de Deus acabando num navio, que viria a ser assolado por uma tempestade que ameaçava afundá-lo. (Jonas 1.1-15)
- Jonas esteve sob observação de Deus o tempo todo - Conforme consta em Jó 34.21 Eliú declara corretamente: "Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos".
- Deus vê todas as coisas e Ele conhece os nossos corações - Não há lugar que nós podemos esconder-nos d'Ele.

Você não poderá fugir dos seus próprios problemas:
- Jonas tinha um problema - O povo de Nínive eram os inimigos de Israel e Jonas não queria pregar para os seus inimigos. Este este problema foi criado por Jonas e por isso ele tentou fugir dele.
- Jonas criou o seu próprio problema, e a sua solução foi a de não lidar com ele - Quantas vezes na vida somos nós que criamos os nossos próprios problemas? Conforme consta em Gálatas 6.7 nós seremos responsabilizados  pelo que fazemos com os problemas que criamos e tendo em conta o que nos mostra a bíblia, em Romanos 14.12 é-nos melhor resolver os nossos problemas agora com a ajuda da Palavra de Deus, do que deixar que Deus os resolva no dia do juízo com a sua justiça divina.
- Deus resolveu os problemas de Jonas para ele - Mas não foi de acordo com os desejos de Jonas.

A misericórdia de Deus pode ser rejeitada, mas é tolice agir assim:
 - Ao recusar a palavra de Deus, Jonas encontrou-se na barriga de um grande peixe - Jonas percebeu que o seu pensamento de que ele podia correr mais do que Deus era uma mentira, e percebeu também que acreditar numa mentira é abandonar a misericórdia de Deus. Foi aí que Jonas então orou  a Deus para livrá-lo, tendo sido posteriormente vomitado pelo peixe na praia.
- Quantas vezes nós rejeitamos a palavra de Deus e, portanto, também rejeitamos a misericórdia de Deus? - Paulo fala a respeito daqueles que amam a mentira mais que a verdade em II Tessalonicenses 2.10-12 Não nos podemos dar ao luxo de rejeitar a verdade de Deus, pois ao fazê-lo estaremos a rejeitar a nossa própria liberdade (João 8.32).
- Aceitamos a misericórdia de Deus aceitando a sua palavra.

Preconceitos pessoais não devem interferir na pregação da palavra de Deus aos outros:
- Jonas era preconceituoso contra o povo de Nínive - Ele não queria pregar para eles e por isso saiu a correr, e Deus chamou-o de volta para fazer o trabalho.
- Deus não mostra favoritismo hoje - Conforme nos é mencionado em Atos 10.34-35 e Tiago 2.8-9
- O Evangelho hoje deve ser pregado a todos - Mateus 28.18-20 e Marcos 16.15-16

Quando a palavra de Deus é pregada, as pessoas com corações honestos se arrependem:
- Jonas finalmente foi a Nínive - Quando lá chegou disse: "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida", que apesar de não ser uma mensagem positiva teve resultados positivos pois o povo de Nínive creu em Deus e se Arrependeu.
- O povo de Nínive arrependeu-se porque tinham corações honestos.

Devemos ficar felizes quando as pessoas se voltam para Deus:
- Depois que Jonas viu o arrependimento dos ninivitas, ele ficou de mau humor - Jonas não estava muito feliz que Deus tenha poupado os seus inimigos por meio do seu arrependimento, e por isso mesmo chegou a desejar morrer, e para lhe dar uma lição preparou uma aboboreira para lhe dar sombra, mas de seguida tirou-lha para mostrar que não deveria ficar chateado por algo que não lhe pertence.
As almas dos homens, em última instância pertencem a Deus que os criou - Deus quer ver essas almas salvas (II Pedro 3.9) pois quando isso acontece os anjos no céu se alegram (Lucas 15.10)
- Alegremo-nos por aqueles que são salvos independentemente de quem eles sejam.

A ira do homem não produz a justiça de Deus
- No final da história, Jonas estava irado - Sja pelo arrependimento do povo, seja por Deus lhe ter tirado a aboboreira.
- A ira é um problema que todos temos de lidar nesta vida - Poderão existir algumas razões para estar irado, mas existem muito mais razões para não o fazer (Tiago 1.19-20/Efésios 4.26,31)
- A ira de Jonas não estava a prejudicar ninguém, mas a si mesmo.

Deus instrui o homem através de preparações providenciais:
- Na história vemos que Deus preparou várias coisas - Preparou um peixe (Jonas 1.17), uma aboboreira (Jonas 4.6), enviou um bicho (Jonas 4.7), preparou um vento oriental (Jonas 4.8). Tudo isto para ensinar a Jonas uma lição.
- Hoje, temos a palavra de Deus para nos ensinar, mas Deus pode nos ensinar providencialmente bem como aplicar a sua palavra - Considere Hebreus 12.5-7 e Romanos 8.28
- Deus preparou estas coisas para que Jonas pudesse aprender - Nós aprendemos com a experiência também.

Fernando Pinho

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...