16/11/2016

PAULO E SILAS NA PRISÃO


Repetidamente as varas caíram sobre as suas costas nuas, e depois meteram-nos na cadeia. O carcereiro recebeu ordem para os guardar com toda a segurança; por isso, meteu-os numa cela interior e prendeu-lhes os pés ao tronco de madeira.


Cerca da meia-noite, quando Paulo e Silas oravam e cantavam hinos ao Senhor, escutados pelos outros presos, houve de súbito um grande terramoto; a prisão foi abalada até aos alicerces, as portas abriram-se, e tombaram por terra as cadeias de todos os presos!


O carcereiro acordou, viu as portas da prisão abertas e, julgando que os presos tinham escapado, puxou da espada para pôr fim á vida. Mas Paulo gritou-lhe: “Não faças isso! Estamos todos aqui!”


Tremendo de terror, o carcereiro mandou vir luzes e, correndo à cela lançou-se por terra diante de Paulo e Silas. Trazendo-os para fora perguntou-lhes: “Meus senhores, que devo fazer para ser salvo?”


Eles responderam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.” Anunciaram-lhe então, a ele e a todos os seus familiares, as boas novas do Senhor. Naquela mesma hora, o carcereiro lavou-lhes os ferimentos e, com toda sua família foi baptizado. Depois, levando-os à casa onde morava, serviu-lhes uma refeição. Tanto ele como os seus estavam cheios de alegria por agora serem todos crentes em Deus! Atos 16:23-34


Só uma vez na vida, alguém que estava a evangelizar, perguntou-me: Que devo fazer para ser salvo? E respondi-lhe conforme Paulo e Silas responderam ao carcereiro. Não aceitou, porque na sua cabeça estava esperando que disse-se que tinha que fazer obras para conseguir chegar a Deus e seguiu seu caminho.


A obra já foi feita pelo Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário, nós não precisamos fazer obras para ganhar a salvação, mas infelizmente a maioria das pessoas pensam assim, por isso a multiplicação de tantas religiões, cada uma propagando seu método para ser salvo.


Paulo e Silas estavam espancados e presos por causa da sua fé, mas o ânimo neles não esmoreceu e no meio da dor, o louvor e a oração brotavam dos seus lábios e Deus operou no meio dessa circunstância, provocando um terramoto que abalou a segurança do carcereiro e sua família. Às vezes na vida é preciso um abanão para acordar do sonho espiritual em que as pessoas encontram-se. Isto levou a o carcereiro a perguntar e ao escutar a resposta, respondeu favoravelmente, não só ele, senão também toda a família. A salvação chegou a essa casa!


A salvação em Cristo também quer chegar a ti. Precisas que Deus permita um terramoto, algo que sacuda as estruturas da tua vida, para crer? Espero que não seja necessário que aconteça uma desgraça para que possas crer em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo.


Se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor e creres no teu coração que Deus o levantou dos mortos, serás salvo. Crê!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...