16/12/2016

DE IGREJA EM IGREJA


Biblicamente qualquer pessoa que ouvir o evangelho e o aceitar, rendendo sua vida ao senhorio de Cristo, imediatamente é introduzida a Seu Corpo, a igreja. Não importa qual seja sua origem em relação a nacionalidade, raça, estatuto social, se compreendeu sua condição de pecador ou pecadora, separado de Deus e arrependeu-se de todo coração, passa a ser parte da igreja universal de Cristo, espalhada por todos os cantos da terra, incluindo todos aqueles que já partiram e agora estão na presença de Jesus. Uma só igreja!

Agora, quando o novo convertido inicia sua caminhada com Jesus Cristo, o Espírito Santo guiar-lho-á a reunir-se numa igreja local e não interessa se tem muita ou pouca gente, porque o Senhor promete estar presente no meio do seu povo, sempre que o adorem em espírito e em verdade.

O apóstolo Paulo descrevendo os tempos finais, qua começaram desde que Jesus veio ao mundo e hoje parece que estamos mais perto do fim dos tempos, ensinou que haveria uma grande comichão de ouvir e que e amontoariam muitos mestres e isto levaria as pessoas a buscar sempre algo novo para ouvir, não importando se é doutrina verdadeira ou qualquer tipo de doutrina, é como uma fome de ouvir e ouvir e começa uma caminhada de reunião em reunião e nunca estão satisfeitos.

Porque o fenómeno de ir de igreja em igreja? Não deve haver uma reposta simples, porque cada pessoa é um caso particular e as motivações variam de pessoa para pessoa. Cada uma delas dará seu próprio argumento para justificar sua vida itinerante de igreja em igreja. Acaba tornando-se um hábito, onde é muito difícil desabituar-se dele, porque acaba sendo um estilo de vida.

A ideia de Deus, baseando-se na Bíblia é que cada crente nascido de novo se insira dentro duma comunidade local, onde possa submeter-se ao cuidado da liderança levantada por Deus e aprender a viver em harmonia com seus irmão e irmãs na fé. Será o lugar propício para descobrir o dom ou dons concedidos por Deus para beneficiar ao Corpo de Cristo local e se Deus quer que tenha um maior alcance, servirá também a igreja universal.

Quando um crente permanece fiel e firme na sua congregação local, ele ou ela fazem raízes, que fará com que sua vida seja forte, sólida e madura, preparada para suportar todo tipo de provas e dificuldades, deixará que Deus use a seus irmãos, líderes ou não para limar as asperezas e assim atingir uma vida madura espiritualmente.

Uma pessoa que passa a vida andando de igreja local em igreja local, nunca deixará nem dará lugar para ser tratada, porque não dará confiança a ninguém e enquanto tudo seja bonito e acorde com seu ponto de vista o receberá com alegria, mas no momento que venha uma correção, exortação ou disciplina, imediatamente partirá para outra igreja onde haja “amor”.

Um crente que vive desta maneira nunca amadurecerá nem entenderá o propósito de Deus para sua vida, será levado por todo vento de doutrina, enganar-se-á a si mesmo, achando que está bem e quem está mal (quando não convém) são os outros.

A natureza nos ensina que uma árvore para que cresça saudável e dê fruto precisa ter raízes. Quem vive de igreja em igreja nunca terá raízes e o resultado estará vista de todos.

pr Carlos  Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...