Quem é Eclesiastes? O vocábulo significa homem da assembleia, é dizer, o homem que convoca uma assembleia religiosa, ou aquele que é o seu porta-voz ou pregador.
Nosso porta-voz não é um sacerdote que fizesse uso da lei, nem um profeta que fizesse uso da palavra, senão um sábio que fazia uso do conselho, cuja grande parte do seu labor assemelha-se ao livro de Provérbios.
Desde o primeiro verso, insinuasse geralmente que trata-se de Salomão, o primeiro dos sábios de Israel. O pensamento geral é que parte do livro refletia a experiência do Sábio.
A quem está dirigido este livro? Apesar de estar escrito em hebreu, os rasgos distintivos de Israel são poucos. O nome de Deus com o pacto não se usa nunca; Israel é mencionado uma só vez. O autor fala-lhes aos filhos dos homens e por conseguinte a humanidade toda. Assinalando a necessidade natural do homem e sua ignorância, prepara o caminho para a sabedoria e a luz do evangelho.
Porque está este livro no Canon? Os rabis colocavam em questão a consequência do escritor, porém, o livro já constava das suas Bíblias. Não observamos aqui um otimismo cego; existem demasiados problemas sérios da vida para justificar otimismo. Não vemos aqui tampouco um pessimismo cínico, posto que o autor é crente no Deus da justiça.
Temos aqui um penetrante realismo que faz frente a alegria e a fúria, aos triunfos e as derrotas, um jogo de luzes e sombras, e acaba afirmando que todo é vaidade; sem embargo, paradoxalmente, a vida toda do homem deve reverenciar e obedecer a Deus, posto que é a Ele a quem finalmente lhe renderão contas.
O ser humano que passa pela vida e não reflete em seus atos e não pensa sobre a realidade da vida, o porque, o para que é uma pessoa superficial e vazia.
Creio que é uma responsabilidade do ser humano é buscar a razão do porque está aqui, qual é a razão da sua existência, são coisas importantíssimas que deve procurar.
Infelizmente, o próprio Satanás e o ser humano sem Deus têm inventado um sem fim de religiões e filosofias mentirosas que prometem dar repostas a nossas angústias existenciais, que em vez de aproximar-nos do nosso Criador, nos afastam Dele.
Deus na sua misericórdia deixou a Sua Escritura e o livro de Eclesiastes, onde é retratada as coisas da vida e leva-nos ao melhor conselho que pode-se encontrar: temer a Deus e considerar todos seus mandamentos.
Ao ler o livro de Eclesiastes, já me vi muitas vezes retratado, porque fala das coisas simples e básicas da vida e creio que todo ser humano identificasse com aquilo que está escrito.
Deixemos de lado a lista interminável de religiões e filosofias e adentremo-nos nas verdades reveladas por Deus na Sua Palavra e que as acharemos neste magnifico livro, Eclesiastes.
pr. Carlos Arellano