17/01/2017

DANIEL É LIBERTADO DOS LEÕES


O rei deu então ordem para prenderem Daniel, e este foi trazido para a cova dos leões. Mas o rei ainda lhe disse: “Daniel! O teu Deus a quem continuamente adoras Ele te livrará!”

Depois, lançaram-no na cova. Trouxeram uma pedra que puseram sobre a entrada da cova e o monarca selou-a com o seu próprio anel e com o da administração pública, para que ninguém pudesse vir tirar Daniel dali.

O rei voltou para o palácio e foi deitar-se sem nada ter comido. Recusou o habitual serão de música e não conseguiu dormir a noite toda. Logo de manhã cedo foi a correr à cova dos leões, e chamou em tom angustiado: “Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-á o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, te tenha podido salvar dos leões!”

Então ao ouvir a voz de Daniel dizendo: “O rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo que fechou a boca dos leões; e estes não puderam tocar-me. Porque eu estou inocente perante Deus e nunca cometi delito algum contra ti, o rei.”

O soberano não conteve a sua alegria; mandou logo que Daniel fosse dali tirado. Verificou-se então que não sofrera a mais pequena beliscadura, porque creu no seu Deus. Daniel 6:16-23

A santidade na vida dum verdadeiro crente pode despertar inveja, odio, ciúme em aqueles que não creem em Deus. E se acrescentamos sabedoria e inteligência a santidade, ainda mais.

Era o caso de Daniel, superava a todos os governadores em sabedoria e conduta. Planearam um esquema a fim de acabar com sua vida e usaram-se da ingenuidade do rei, que não apercebeu-se da cilada, só depois de haver assinado o decreto.

A vida de Daniel estava nas mãos de Deus e sua confiança não era o rei. Deus honrou sua fé e preservou-o duma morte horrenda, ainda tinha propósitos com ele e através dele. As nossas vidas como cristãos também estão nas mãos de Deus e Ele segundo seu propósito pode nos preservar até da morte, por mais que os inimigos nos intentem matar.

Um dia morreremos, mas só será o dia que Deus determinar, quando achar que nossa permanência na terra já não cumpre seu objetivo e nos queira junto Dele.

Existem nos dias de hoje, irmãos e irmãs que morrem por causa da sua fé, e não porque tenham falta dela, senão porque estão dispostos a morrer por Seu Salvador e não negar a sua fé. Haverá alguns como Daniel ou seus amigos que foram livrados do forno ardente, que serão preservados por Deus, mas cada caso é um caso.

Vivamos continuamente adorando a Deus como Daniel até o último dia da nossa vida!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...