TENHAM IGUAL CUIDADO UNS PELOS OUTROS
Porque os que em nós são mais honestos não tem necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 1 Coríntios 12:24-25
Para interpretar estes versos, há que entender o contexto em que foram escritos. O apóstolo Paulo estava a usar o corpo humano como ilustração ou figura para retratar o Corpo de Cristo. Assim como cada membro do corpo humano é importante, assim também cada cristão que faz parte do Corpo de Cristo também o é.
A igreja em Corinto tinha muitos problemas causados pelos próprios crentes, que só pensavam em se mesmos e não de maneira corporativa. Colocavam em primeiro lugar seus interesses egoístas e esqueciam que havia outros irmãos, estes eram desvalorizados por suas condições sociais, provocando aceção de pessoas.
No Reino de Deus não deve haver aceção de pessoas, pelo contrário cada membro do Corpo de Cristo que foi lavado pelo Seu sangue é um bem precioso. Não importa qual seja seu dom ou capacidade ou situação social, económica ou física. A ideia de usar a figura do corpo humano é para mostrar que muitas vezes o homem ou mulher dão uma grande enfase a certas partes do corpo, como por exemplo o rosto ou qualquer outra parte externa, normalmente para exaltar um determinado aspeto e as outras partes do corpo, especialmente aquelas que não são visíveis, não se dá o devido cuidado e depois vem o sofrimento. Preocupam-se mais com aquilo que se vê externamente e não com aquilo que não se vê.
A nível de igreja passava o mesmo, era dado mais importância a aqueles que tinha um maior destaque, seja pelo dom, posição e influência e aqueles que passavam despercebidos, o que não eram muitos bonitos, ou pobres eram postos de lado e ignorados, como se não tivessem nada para dar.
Cada membro do Corpo de Cristo é importante e vital para o bom funcionamento do mesmo. Tanto aqueles que tem um papel mais destacado como aqueles que tem menos destaque, todos são importantes. O conselho do apóstolo Paulo era e é para por de parte nossas diferenças e preconceitos e prejuízos e ter um coração e atitude cuidadosa para com cada irmão e irmã na fé.
Seja rico ou pobre, seja formado ou iletrado, seja nacional ou estrangeiro, seja talentoso ou não tão talentoso, etc. Não deve haver distinção, o que deve haver é cuidado uns pelos outros, a fim que nada falte a nosso irmão e irmã para que funcione bem no lugar onde Deus o colocou.
Assim que ninguém diga: Não preciso de ti! Pelo contrário, cuidarmo-nos uns aos outros como um bem precioso.
pr. Carlos Arellano