A vida cristã começa quando iniciamos nossa caminhada pelo Caminho indicado por Deus, Jesus Cristo.
Jesus disse: “Eu sou o Caminho e ninguém vai ao Pai, senão por mim”. Esta é uma verdade absoluta revelada na Escritura. Quando nos introduzimos dentro desse Caminho encontraremos muitos caminhos, sendas por onde Deus quer que andemos.
Quando refiro-me a caminhos retos, falo dos propósitos, planos, vontades que o Senhor quer que realizemos. Não é qualquer tipo de caminho que nos leva a concretizar os propósitos de Deus em nós e através de nós. A Bíblia revela aquilo que agrada a Deus e que é conforme a Sua vontade. Deus é Santo e Reto.
Se Deus é Santo e reto, então os caminhos pelos quais quer que transitemos devem ser caminhos retos, de acordo com Sua santidade. Por exemplo na vida cristã existe o caminho da verdade, onde a mentira, o engano não podem fazer parte. Um cristão que mente ou engana não anda num caminho reto.
Deus sempre nos levará por caminhos retos, nunca por caminhos tortos que nos afastem Dele. Quando decidimos andar pelos caminhos retos do Senhor estaremos sempre avançando dentro da vontade de Deus para nossa vida.
A tentação que surge diante de qualquer cristão é querer tomar um atalho, cortar caminho, achando que assim chegará mais de pressa e evitará a dor ou sofrimento que envolve andar totalmente no caminho reto do Senhor.
Um dos pecados que aborrece mais a Deus é a imoralidade sexual e a Bíblia está cheia de advertências contra isso. Infelizmente, muitos cristãos não andam pelo caminho reto da pureza sexual, porque acham que ter um sentimento um por outro é suficiente, se já se amam para que esperar até o casamento, no fim de contas todos o fazem e até dizem que Deus compreende que somos humanos e portanto Ele depois perdoará. Isso me faz lembrar alguém que disse-me: “Sei que está mal e que não se deve fazer, depois lhe peço perdão a Deus”. Isso é gozar com Deus e com seus mandamentos.
Quando escrevo estas linhas, também as escrevo para mim mesmo, porque também sou filho de Deus e foi-me ordenado andar pelos caminhos retos do Senhor e não pelos caminhos tortos escolhidos por mim ou por você.
Caminhar nos caminhos retos do Senhor não é fácil, mas tampouco é impossível, porque o Senhor prometeu estar connosco a cada passo e ajudar-nos na hora da tentação, para que não caiamos no erro de querer tomar um atalho, para evitar o longo caminho que está diante de nós. Mas, se é o caminho reto por onde o Espírito Santo está a nos levar, então é o melhor caminho para nós.
Quer agradar a Deus? Ande sempre dentro dos caminhos retos que o Senhor pôs diante de si e não se afaste nem a direita nem a esquerda.
pr. Carlos Arellano