14/04/2017

ATRAVÉS DOS OLHOS DE OUTREM


Há pessoas que vêm a seu semelhante não com os seus próprios olhos, senão através dos olhos de outrem. Que significa isso? Que são pessoas que fazem critérios sobre alguém, sob influência dum terceiro, que não é garantia que sua apreciação seja correta e acertada.

Um mal que atinge muitas vezes as comunidades cristãs é o de falar mal do seu irmão ou irmã ou da liderança. A Bíblia adverte que a Deus não lhe agrada este comportamento, pelo contrário, devemos orar uns pelos outros e apoiar-nos uns aos outros, a fim que possamos crescer na graça e conhecimento de Deus.

Não falar mal de ninguém é um desafio, porque todos somos tentados a abrir a boca e fazer um comentário menos bom. Infelizmente há pessoas que não se contém, não somente tem uma ideia menos boa do seu semelhante, senão que compartem com outros suas ideias e pensamentos, influenciando negativamente e provocando que a pessoa influenciada veja a seu semelhante com os olhos de outrem.

Isso significa que a pessoa influenciada deixará que sua avaliação sobre determinada pessoa ou pessoas seja sob a opinião de outrem. Ela não forma sua própria opinião, senão que adota a opinião de outrem. E se a opinião é desfavorável, menos boa, ele ou ela passam a pensar automaticamente como outrem. Não verificam, não analisam, não confirmam se é verdade ou mentira, simplesmente o aceitam.

O pior de tudo isto, é que a pessoa continua essa cadeia, porque compartirá sua opinião adotada como uma verdade e outros a ouviram e a aceitaram como uma verdade absoluta. Assim começam as fofocas e os mexericos.

A Bíblia fala em relação a sã doutrina, para que não nos deixemos levar por qualquer vento de doutrina, criada com estratagemas feitas por homens maus que induzem ao erro. Não sejamos crianças! Cada cristão deve formar seu próprio critério pessoal sobre todo assunto que envolva a vida cristã. Em relação a seus semelhantes, cada um deve ter sua própria avaliação e não ser um manipulado que só pensa e avalia como os outros quer que pense. Noutras palavras, ninguém deve influenciar maliciosamente sobre tua mente com opiniões de terceiros e tu aceita-los como verdades absolutas.

Imagina que um irmão aproxima-se e disse-te que o irmão fulano é mentiroso e a partir desse momento cada vez que se aproxima de ti, ficas a defensiva e não acreditas nada do que disse e ainda por cima comentas com outros que fulano é mentiroso, criando um ambiente de desconfiança contra essa pessoa, só porque alguém disse que era mentiroso e não confirmaste se era verdade ou não.

Quando somos crianças, acreditamos todo o que nos dizem, por nosso estado de inocência. Mas, como adultos não podemos seguir sendo crianças, acreditando tudo o que nos dizem. Nosso dever é fazer nossa própria avaliação sobre nosso próximo e não repetir o que outrem me disse.

Vê a teu irmão ou irmã com teus próprios olhos e não através dos olhos de outrem.
 
pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...