06/04/2017

MANDAMENTOS RECÍPROCOS XXIX



CONSOLAI-VOS UNS AOS OUTROS

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 TESSALONICENSES 4:18

Consolar significa aliviar aflição ou a dor de; confortar; reconfortar. Dar gosto a; satisfazer, segundo o dicionário da língua portuguesa.

O apóstolo Paulo concluiu sua explicação aos Tessalonicenses com este mandamento, consolar-se uns aos outros com estas palavras. Quais foram a suas palavras? Explicava-lhes como seria a vinda do Senhor Jesus Cristo, especificamente o arrebatamento, que poderia acontecer em qualquer momento e que mudaria radicalmente nossa situação, passaríamos a viver permanentemente na presença do Senhor.

Jesus disse a seus discípulos que no mundo teriam aflições, e que não perdessem o ânimo por causa das provas e dificuldades, pelo contrário deveriam cobrar ânimo, sabendo que tudo o que passam é passageiro e temporal.

A aflição muitas vezes leva ao crente a pensar que sua situação é permanente e que nunca sairá dela. Mas o apóstolo Paulo ensina também que as nossas tribulações são momentâneas, e depois virá um grande peso de glória, a eternidade. Onde toda dor e aflição desaparecerão para sempre!

Uma visão correta do que vai acontecer connosco a seguir a morte ou arrebatamento deve servir de consolo e ânimo para enfrentar as provas e dificuldades. Porque se Cristo não tivesse ressuscitado e aberto um caminho para a glória, seriamos os mais dignos de comiseração, estaríamos sem esperança como o mundo se encontra.

A nossa consolação e que deve ser ministrada uns aos outros é que todo problema e aflição um dia acabará, essa é a nossa bendita esperança. Infelizmente muitos crentes perdem esta visão e concentram-se só no problema presente e não enxergam o futuro glorioso.

Você não está sozinho! Deus quer que andemos juntos, consolando-nos uns aos outros. Porque um dia você pode estar mais débil e precisaras que alguém te console, assim como aquele ou aquela que te consolou, pode vir a precisar do teu consolo.

Os Tessalonicenses estavam desanimados com os irmãos que morriam e Paulo lhes escreveu para consolar-lhos e explicar-lhe o que passava e passa com todo crente em Cristo, há vida depois de toda esta aflição e dor, a vida não acaba aqui. O diabo quer que penses assim e que esqueças as benditas promessas que o Senhor deixou para nós, que nos servem de consolação e estão escritas na Palavra para que sejam ministradas uns aos outros, a fim de nos consolar mutuamente até que Cristo volte pela Sua igreja.

Portanto, consolai-vos uns aos outros!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...