07/04/2017

MANDAMENTOS RECÍPROCOS XXX


ESTIMULAI-VOS UNS AOS OUTROS

E consideremo-nos uns aos outros, para estimular-nos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia. HEBREUS 10:24-25

Quão importante é congregar-nos no lugar onde o Espírito Santo nos encaminhou após haver nascido de novo a uma vida espiritual. É nesse lugar onde apreendemos as verdades espirituais através dos pastores, mestres e irmãos que nos discipulam para tornar-nos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.

Andar sozinho só produz desvantagem no nosso crescimento espiritual. O desenho de Deus é que seja-mos uma parte ativa no Corpo de Cristo, cada um exercendo sua função como membro e assim vamos nos edificando mutuamente.

A ideia de estimularmos ao amor e às boas obras tem que ver com encorajamento, incentivo, promover, impulsionar, ativar e despertar nos nossos irmãos o desejo de fazer a obra de Deus. Toda obra que se faça para Deus, grande ou pequena deve ser feita com amor, não de qualquer jeito ou feito de má vontade, porque não agradará a Deus e não valerá nada ante Ele.

Deus rodeia-te de irmãos e irmãs com os quais podes descobrir o que Ele quer que façam. Deus outorga dons aos homens e mulheres do Seu povo para que ativem Sua obra no meio da sua geração. Quando fazemos a obra de Deus, a qual não é fácil porque sempre encontrará oposição em todas as esferas, tanto naturais como espirituais, será necessário o estímulo entre os que fazem o labor, porque pode surgir o desânimo, o desencorajamento pelas dificuldades que surgem.

Nada é automático na vida, aliás, no Reino de deus existe o princípio de semear primeiro para colher posteriormente. Na obra de Deus precisará de crentes que invistam tempo, recursos, capacidades juntamente com seus irmãos e irmãs para poder ver e desfrutar o fruto. É nessa labor que alguns cansam-se e precisam ser encorajados, motivados, animados, inclusive o próprio pastor ou pastores que guiam a congregação, no fim de contas não passam de humanos usados por Deus. Todos precisamos estimular-nos ao amor e às boas obras para poder realizar os propósitos de Deus. A ideia de Deus é que todos seus filhos e filhas participem dessa labor, que não desistam, que não deixem de congregar-se como era costume nalguns e que o autor da carta dos Hebreus faz menção nestes versos.

Se o crente afasta-se, deixará de ser estimulado ao amor e às boas obras e ele ou ela tampouco estará na posição de estimular a outros, porque estará isolado. Devemos procurar-nos e ser participativos, não esperar que nos estejam dizendo o que temos que fazer. Se sabes qual é o teu dom e capacidade, então, estás a espera de que?

Assim que, estimulemo-nos ao amor e às boas obras!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...