A oposição faz parte da vida. Não existe ninguém que não tenha algum tipo de oposição que se levante para opor-se em seu caminho. Há pessoas que ficam paralisadas ante a oposição e param de caminhar em relação a seus objetivos; outras pelo contrário, a oposição torna-se um desafio que serve de estímulo para usar todas suas forças para enfrentar dita oposição e supera-la.
O cristão nascido de novo enfrentará oposição no seu caminhar e esta terá vários âmbitos. O primeiro será espiritual.
Um opositor declarado ante o cristão é o diabo, o adversário, que a Bíblia ensina que prepara astutas ciladas e estratagemas para que o cristão ceda ante a pressão ou tentação elaborada por ele e se desanime e se é possível se desvie do caminho ou o abandone. O diabo não trabalha sozinho, tem legiões de demónios que cooperam com ele em seu esquema de oposição a marcha da igreja.
A Bíblia declara: “As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor” e também declara: “Maior é Aquele que está em nós que aquele que está no mundo”. Manda-nos também a Palavra: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Jesus venceu a Satanás com a Palavra escrita. Não pense que és o único no mundo que sofres oposição satânica. Nosso enfase deve ser dar lugar a Cristo, porque Ele o venceu na cruz do calvário e quando ressuscitou dos mortos não conseguiu reter-lho e com Cristo somos mais que vencedores.
Jesus também advertiu que nossos familiares, amigos, colegas e especialmente os religiosos poderiam tornar-se nossos opositores, querendo impedir nosso caminhar com Cristo. Muitos cristãos já morreram nas mãos de opositores que usaram o nome de Deus para travar o avanço da igreja e dos crentes em Cristo. Ninguém gosta de oposição e menos participar de conflitos com familiares ou amigos, que normalmente esperasse nos apoiem na nossa fé e caminhada com Deus. Não esqueçamos o que a Bíblia disse: “A Luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas”. Quando os homens decidem rejeitar a Cristo, também rejeitarão a todo aquele ou aquela que venha em seu Nome, não importa se são familiares, amigos, colegas. A presença dum cristão incomoda suas praticas opostas a vontade de Deus e alguns farão o que esteja ao seu alcance para apagar todo tipo de testemunho cristão.
Por último, um grande opositor e talvez o mais subtil: Nós mesmos! Tornamo-nos cristãos, mas ainda continuamos no nosso corpo mortal, o qual tornar-se-á num opositor em relação a nossa vida espiritual. A Bíblia chama-o da luta entre o espírito e a carne e recomenda-nos a não deixar que a carne, as obras da velha natureza prevaleçam sobre nossa vida no espírito. Jesus disse que o espírito está pronto, mas a carne é fraca, e devemos dar toda primazia ao espírito.
Nós não estamos sozinhos, o Espírito Santo habita dentro de nós e se estamos cheios Dele, dominará sobre nossa carne para que não façamos o que queiramos, senão aquilo que agrada a Deus.
A oposição satânica, das pessoas e da nossa própria carne é inevitável, mas com a ajuda do Espírito de Deus somos mais que vencedores em Cristo Jesus!
pr. Carlos Arellano