A mensagem que nos foi mandado anunciar como discípulos de Jesus é importante. Também considero importante o mensageiro ou mensageira de dito mensagem. Se por um lado a mensagem que se anuncia vem da parte de Deus a favor do homem, o mensageiro deve ter uma vida que condiga com a mensagem que anuncia, por isso, a importância de ambos.
Jesus disse a seus discípulos que são: “O sal da terra e a luz do mundo”. O sal tem a particularidade de impedir a corrupção, como também serve para sazonar os alimentos. Se aplicamos essa verdade a nossa vida no sentido espiritual e moral, o mensageiro que anuncia a mensagem de salvação deve preservar-se de toda contaminação deste mundo e afastar-se da vida de pecado. Por outro lado deve ser um pacificador, uma bênção para seus semelhantes, trazendo alegria e esperança e não confusão.
Jesus disse que se somos luz, as nossas boas obras serão vistas pelos homens e eles glorificaram a Deus pelas nossas vidas. O mensageiro deve dar a cara pelo seu Senhor e anunciar a mensagem a todos aqueles que puder. Seu testemunho como cristão não é para ser ocultado, pelo contrário, deve ser reconhecido por todos, ainda que não o aceitem.
As obras que Jesus se referiu e que mais tarde o apóstolo Paulo explicou, são aquelas que Deus preparou desde antes da fundação do mundo, para que andássemos nelas. O mensageiro deve viver fazendo aquilo que o Espírito de Deus vai guiando a fazer. É importante estar sempre no centro da vontade de Deus, porque isso permitirá que os propósitos de Deus através de nós se cumpram. Nós não fazemos obras para ganhar a salvação, como ensinam enganosamente as religiões, que acham que por fazer obras nas suas forças e vontades próprias, o ser humano obterá a salvação.
A salvação é um dom de Deus e Ele é o único que pode realizar-lho, por meio da obra redentora de Seu Filho Jesus Cristo, quem deu sua vida no calvário a favor nosso. A Deus lhe aprouve salvar aos crentes pela loucura da pregação e não por meio de filosofias ou ideias humanas, que por mais bem-intencionadas que sejam, não tem poder para salvar a ninguém. Só Deus!
O mensageiro deve viver uma vida cristã real e verdadeira, porque isso permitirá que seu testemunho seja válido quando abrir sua boca e compartir a mensagem do evangelho. Não se pode pedir a outros que façam coisas que o próprio mensageiro não pratica.
Jesus fazia e depois ensinava. Assim deve ser a nossa vida como mensageiros da mensagem do evangelho, as boas novas que o mundo precisa ouvir. Viver o cristianismo e pregar-lho a toda criatura.
Realizemos as boas obras que Deus preparou desde antes da fundação do mundo para cada um de nós, para que a nossa vida glorifique a Deus e lhe dê a honra que merece, mas, acompanhemos essas boas obras com a mensagem de salvação em Cristo Jesus.
pr. Carlos Arellano