Uma praga de lagostas devastou a terra de Judá. Enquanto Joel, filho de Petuel meditava sobre esta calamidade, ouviu a voz de Deus, Converteu-se num grande profeta que proclamava a seu povo as implicações desta catástrofe.
O profeta descreve a praga comparando-a com um exército humano que avançando, vai deixando trás de si a terra assolada. Joel sabe que no ataque desta praga, Deus está-se manifestando. É o juízo de Deus contra um povo pecaminoso. O profeta apela ao povo a que se converta e ao mesmo tempo expressa a esperança de que Deus se arrependa e se abstenha de castigar-lhos.
Não há dúvida que o ministério de Joel teve mais êxito que dos outros profetas, posto que o perdão de Deus indica que o povo se arrependeu de todo coração.
Porém, o sermão de Joel não tinha ainda acabado. Esperavam-lhes juízos ainda mais terríveis ao mundo que não reconhecia a sabedoria de Deus. Deus de maneira misericordiosa enviaria seu Espírito sobre toda carne, porém as nações gentis serão julgadas e castigadas. O povo de Deus será poupado desta ira. Judá e Jerusalém gozarão duma maravilhosa prosperidade e serão abençoadas eternamente com a presença divina.
Mediante estas palavras, Joel expressa a esperança humana e a promessa divina de parte de Deus que é o Soberano deste mundo e fará com que sua vontade se cumpra na terra como no céu.
Em relação a Joel, filho de Petuel como pessoa, não se sabe nada, mas foi usado eficazmente por Deus.
Há uma praga que assola este mundo nos dias de hoje, o pecado, e todo ser humano é atingido por ela. Nascemos com essa praga e acompanha-nos todos os dias da nossa vida. Parece que não há esperança, mas na verdade há. Essa esperança é Jesus Cristo, o qual veio ao mundo a dar sua vida por nós e a salvar nossa alma do pecado.
Quando pomos a nossa fé na obra salvífica de Jesus Cristo na cruz do calvário, somos salvos e curados dessa praga e se alguma vez pecamos como crentes, temos um advogado que intercede por nos ante Deus e nos perdoa toda ofensa.
Quem permanece debaixo dessa praga espiritual e não se arrepende, seu futuro será triste e definitivo, separado eternamente de Deus, sem possibilidade e arrependimento. Hoje, é um bom dia para se arrepender e pedir perdão a Deus pelo seu pecado, e iniciar uma caminhada com Deus o resto dos seus dias, com a esperança bendita que um dia participará do Seu Reino Eterno e nada nem ninguém te afastará Dele.
pr. Carlos Arellano