23/06/2017

LIVROS DA BÍBLIA: MIQUEIAS


Os primeiros três capítulos da profecia de Miqueias declaram os juízos de Deus contra Israel e Judá e seu iminente desastre que paira sobre ditas nações. 

Os capítulos 4 e 5 oferecem consolo e esperança em relação do que acontecerá no futuro, quando a casa de Jeová seja estabelecida sobre os cimentos duma paz duradoura; um remanescente retornará a Sião, resgatado da catividade de Babilônia; um Libertador de Belém, fará que seu remanescente justo constitua-se bênção para a terra; e a terra será purificada da idolatria e a opressão.

Os capítulos 6 e 7 declaram o caminho da salvação por meio duma analogia de pleito e disputa: Jeová é o demandante, Israel, o demandado. Lembrando a seu povo a libertação de Egito, e falando-lhe a natureza da verdadeira adoração. Jeová deplora a situação de impiedade e opressão em que se encontram.

Esta declaração é seguida pela confissão de culpabilidade de Israel e a oração pedindo a Deus que retorne e pastoreie seu rebanho como o fez no passado. Miqueias acaba com uma pregação: Quem é Deus? Só Ele pode perdoar e demonstrar compaixão ao povo do seu pacto.

Miqueias é um consumado mestre no uso da poesia hebreia clássica. Avoga pela causa dos campesinos oprimidos contra os ricos arrogantes. Seus rogos a favor da verdadeira religião são igualados somente pelo apóstolo Tiago.

A descrição que o profeta Miqueias e tantos outros fazem de Israel e Judá, não difere muito da situação que vivemos nos dias de hoje. Ser humano é ser humano, não importa se é judio ou gentil. Sua natureza está corrompida, procura seus interesses em primeiro lugar, nem pensa em Deus nem pensa em seu próximo.

Assiste-se ao mesmo que naquela época, uns quantos são riquíssimos a mais, e a grande maioria sofre pobreza e miséria, o rico oprimindo ao pobre, seja no campo ou na cidade e por mais religião institucionalizada que exista, isso não muda o coração do ser humano.

O único que pode transformar um coração endurecido, é Deus por meio dos Se Filho Jesus Cristo. Como disse a Escritura: “Quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas ficam para trás e todo torna-se novo”

Se alguém era injusto, opressor, malvado, idolatra ou qualquer outra coisa ruim, em Cristo torna-se uma nova pessoa. Essa é a verdadeira adoração que o profeta Miqueias anunciava as nações de Israel e Judá, que se arrependessem de seus pecado que ofendiam a Deus e que voltassem ao princípio, a uma relação com Seu Criador.

Jesus à de voltar um dia, quando menos pensemos. Não siga vivendo uma vida longe de Deus, achando que as riquezas e o poder são o mais importante da vida, tudo isso é passageiro. E se vive de maneira injusta, só receberá um justo castigo por toda a eternidade.

Volte-se a Deus!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...