Contraste: O que sinaliza a oposição ou a distinção entre coisas ou pessoas quando comparadas.
Comparação simples para diferenciar uma coisa da outra.
LUZ E TREVAS
O primeiro dia da criação, Deus disse: “Haja luz” e esta foi boa. Esta luz destacou-se sobre as trevas que pairavam na terra. Jesus apresentou-se como a Luz do mundo e que infelizmente quando veio a terra, a maioria o rejeitou e rejeita, porque preferem viver nas trevas, na escuridão espiritual.
A luz e as trevas são um contraste que encontramos na Bíblia e ela dá sua explicação acerca das mesmas no sentido real e espiritual. A luz é Cristo, Nele não há sombra nenhuma, nem escuridão nenhuma. Quando vem a habitar no coração do ser humano arrependido, ilumina toda sua vida, fazendo desaparecer toda treva, que representa o pecado, o oculto, o escondido que habita dentro do coração do pecador que o afasta de Deus e o leva a viver longe Dele.
Quando a luz surge, toda treva desaparece. O mesmo acontece com Cristo em nós. Sua vida em nós, ilumina cada aspeto ou área da nossa vida, não querendo que haja nada escuro nela. Jesus chamou a seus discípulos de luz do mundo e isso nos inclui a nós neste século presente. Devemos andar em luz em toda nossa maneira de viver.
Andar na luz de Cristo, significa que todo aquilo que possa significar trevas, escuridão, não transparência, deve ser erradicado da nossa vida. A Bíblia ensina que devemos afastar-nos de todo o que não agrada a Deus. Fugir da hipocrisia, a aparência de luz, mas que na verdade trata de ocultar as trevas dentro de nós. A Deus não se lhe pode enganar!
Deus quer que andemos em luz, para que nossos próximos possam ver nossas boas obras que realizamos e assim glorificar a Deus. Andemos em luz!
As trevas pelo contrário, no sentido espiritual não são boas para nós, porque nos afastará de Deus e nos levará a viver constantemente fugindo Dele, pensando que assim Ele não vê o que estamos a fazer. Como já dissemos algumas vezes e a Bíblia o confirma, nada escapa ao conhecimento de Deus. Ele conhece nossas obras, sejam feitas em oculto ou diante de todos. Viver dessa maneira, cedo ou mais tarde trará consequências eternas, a não ser que nos arrependamos e nos afastemos delas.
Para deixar em claro, quando refiro-me a viver em trevas, estou a falar de permanecer na condição de pecador, afastado de Deus e não beneficiando da sua bondosa salvação em Cristo Jesus. Por mais religioso que sejas, isso não permitirá que as trevas desapareçam, só Cristo, quem é a Luz do mundo pode fazer desaparecer toda treva espiritual da nossa vida.
Para que viver em trevas espirituais, quando podemos viver envoltos na maravilhosa Luz, que é Cristo?
Pr. Carlos Arellano