Segundo o dicionário significa: Combate entre duas pessoas, com dia e hora previamente marcados, na presença de testemunhas e com armas iguais escolhidas pelo desafiante ofendido, e cujo objetivo é restaurar ou limpar a honra deste.
Figurativamente significa: Qualquer forma de oposição entre pessoas, grupos, ideias, forças, etc.
Uma coisa que gostaria de deixar em claro é que Deus é Soberano e Criador de todo quanto existe. Essa ideia que alguns cristãos têm, inclusive líderes de que Deus combate contra Satanás, está errada. Na Bíblia podemos ler acerca de confrontos entre os príncipes de Deus (anjos, arcanjos) contra potestades diabólicas e estes servos de Deus agem sob ordem divina.
No livro de Jó encontramos ao mesmo Satanás apresentando-se diante de Deus e dando satisfação das suas atividades. Deus lhe deu autorização para tentar e atacar a Jó, até onde Deus o permitiu, pus limites a suas ações. Satanás é uma criatura, não é igual a Deus. No livro de Apocalipse está escrita sua sentença de condenação eterna.
Quem tem que enfrentar duelos nalguns momentos da nossa vida, somos nós como filhos e filhas de Deus. Nossa vida cristã ofende a Satanás, contraria ao mundo e opaca ao velho homem. Esses três inimigos estão ativos durante toda a nossa vida terrena e constantemente nos desafiam a subjugar-nos a eles.
As armas não são iguais, são diametralmente opostas. Como cristãos usamos as armas de Deus, que são espirituais e são mais poderosas que as armas diabólicas ou terrenas dos nossos inimigos. Devemos ter consciência que maior é Aquele que está connosco que aquele que está no mundo. O fato de que seu fim já está determinado, não faz que não tenha poder permitido por Deus para atuar e intentar derrotar ao cristão.
A semelhança de Jesus, ilustrada na tentação do deserto e ao longo de todas as tentações que enfrentou em sua vida terrena, com pessoas que se opunham a sua missão e a batalha que travou com sua própria carne no jardim do Getsémani, vemos a Jesus vencer sempre, assim temos que ser nós. Claro, que alguns dirão que Jesus é Deus e nos somos homens mortais, mas não esqueça quem habita dentro de nós. Com Cristo somos mais que vencedores em todas as coisas.
O duelo ou duelos são inevitáveis na vida do cristão, eles surgirão em qualquer momento, procurando nos derrotar e afastar da nossa comunhão com Deus. Não tenhamos medo, enfrentemos valentemente cada desafio, confiando no Senhor, não nas nossas próprias forças. Deus nos dará a força e o poder para vencer cada batalha.
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e havendo feito tudo, ficar firmes”. Efésios 6:13
pr. Carlos Arellano