A maioria das pessoas não quer fazer coisas erradas, mas acabam por fazê-las. O que a maioria das pessoas ignora é que a nossa natureza humana é corrompida na sua essência, já nascemos assim e desconhecer este aspeto fará com que as pessoas continuem cometendo erros, experimentando um sem fim de métodos, sistemas e até mudanças de habitat, pensando que assim acabarão por afastar-se dessas condutas erradas.
O errado começa por dentro. O próprio Jesus ensinou que é no coração do homem onde se gesta os adultérios, os roubos, a inveja, os homicídios, etc.
Quantas vezes falei a mim mesmo que a partir de Segunda-feira começaria algo novo, a fim de afastar-me de certas condutas erradas que cometia. Passavam um ou dois dias e já estava novamente a cometer o mesmo erro. É um problema da nossa natureza caída e corrompida.
O apóstolo Paulo descreve esta situação no livro de Romanos, falando acerca da luta que se trava entre nosso pensamento que deseja fazer o certo e nosso corpo acaba por fazer o errado. Ele conclui dando graças a Deus por Jesus Cristo, porque estando Ele em nossa vida vem a capacitar-nos com seu poder para resistir e desviar-nos dessa tendência corrupta, que já não tem poder, domínio sobre nós, agora é Cristo pelo Seu Espírito, o qual nos leva a viver a vida que agrada a Deus.
Existem pessoas que conseguem por elas mesmas deixar de fazer coisas erradas? Sim. São pessoas que chegaram a um momento decisivo e decidiram parar de cometer vez traz vez o mesmo erro e começaram a viver fazendo o certo. Mas, isso não significa que Deus está com eles nem que foram transformados pelo poder do Espírito Santo, tampouco lhes garante que entrarão no Reino Eterno de Deus, isso só acontece se experimentam o novo nascimento que Jesus ensinou.
Pessoalmente antes de conhecer a Cristo era dependente da marijuana e um dia deixei de fumar, mas isso não me liberou de continuar consumindo outro tipo de drogas e álcool. Isso é exatamente o que acontece com algumas pessoas, elas conseguem vencer alguma área da sua vida, mas continuam vivendo com o pecado e fazendo outro tipo de coisas erradas.
Jesus Cristo veio para salvar a nossa alma desse estado de pecado, de separação com Deus nosso Criador e mudar a nossa condição em relação a nossa natureza corrompida e dar-nos a natureza de Deus dentro de nós. Com ela, juntamente com o Espírito Santo e descobrindo as verdades escritas na Sagradas Escrituras, começamos a viver e a praticar o certo, cada vez mais afastando-nos do errado, que só traz dor e confusão.
Estás cansado de estar fazendo o errado em vez do certo? Pare de querer você mudar por se mesmo! Deixe a Cristo fazer isso e ainda por cima dar-te uma grande e maravilhosa salvação, a qual durará eternamente. Glória a Deus!
pr. Carlos Arelano