18/07/2017

LIVROS DA BÍBLIA: MALAQUIAS


Em qualidade de porta-voz de Deus, Malaquias apresenta-se numa das épocas mais decisivas da história. A terra tinha tido muitos profetas, porém o ambiente cultural que rodeava ao profeta não expressava o resultado desejado pelos seus colegas de ministério.

Os sacerdotes eram homens corruptos e o povo, salvo raras exceções, não era melhor. Apesar disso, Deus continuava regendo desde Seu trono. Era Soberano. Era o Pai, o Senhor, o grande Rei, o Príncipe Celestial, o Dador de pactos e mandamentos.

Em qualidade de Deus do juízo, tinha provocado a desolação de Edom. Sua maldição recaia sobre os sacerdotes desleais e aqueles que lhe haviam roubado. Cortaria do povo a aqueles que tinham casado com pagãos.

O juízo seria repentino. O Dia do Senhor consumiria aos malvados. Sem embargo, como Deus de toda graça, abençoaria ao remanescente fiel, posto que uma história de amor respaldava seu amor por Jacó, seu pacto com Levi, sua paciência para com os filhos de Jacó, seu oferecimento com aqueles que não tinham sido mordomos fieis, o livro de memória, o nascimento do Sol da Justiça, e a vinda prometida de Elias.

Vinha o Dia do Senhor, disse-nos Malaquias. Será um dia glorioso para os justos, porém um dia de destruição para os malvados.

Não há nada melhor que estar em paz com Deus, com nosso Criador!

Porque apostar no mundo? Se ele não salva. Porque deixar-se tentar pelas tentações que Satanás apresenta como se fosse algo delicioso e bom? Quando só produz tristeza e dor depois do breve prazer momentâneo. Jesus resistiu a Satanás, nunca cedeu a suas tentações e ofertas. Um dia também ele receberá seu justo castigo.

Não pensemos que podemos passar pela vida fazendo o que nos apetece e que nunca daremos conta a ninguém. Deus é misericordioso e paciente, esperando que o ser humano proceda ao arrependimento como reposta a mensagem do evangelho, a mensagem de salvação em Cristo Jesus.

Esse mesmo Deus de misericórdia, também é um Deus de Juízo, Ele é Juiz. Um dia pedirá conta a cada criatura, crente ou não. Os crentes participarão do Tribunal de Cristo, onde receberão consoante a sua conduta como filhos e filhas de Deus. Os incrédulos, aqueles que nunca aceitaram a mensagem do evangelho e viveram sua vida a sua maneira, irão diretamente ao Juízo do Dia Final, onde só ouvirão a sentença de eterna condenação, já não haverá oportunidade para se arrepender, porque já terá passado.

Hoje é o Dia de Salvação!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...