26/09/2017

ATITUDE CRISTÃ


Cada um tome a sua cruz e siga-me, foi um convite que Jesus fez a muitos, assim o podemos comprovar em três Evangelhos, (Mateus 16:24, Marcos 8:34 e Lucas 9:23)
Mas que cruz é esta? Ah, “é o meu vizinho, ou é o meu chefe, ou ainda a minha sogra”! Não, nada disso, a nossa cruz é a nossa carne, a velha natureza, com a qual temos de viver até que Deus nos venha buscar e a fonte de muitos dos nossos problemas, os quais imputamos sempre aos outros.

O cristão deve ter uma atitude firme, baseada na fé no nosso Salvador, não na nossa força humana. O cristão não se deve envergonhar de Jesus Cristo, Ele mesmo o diz: “qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.” (Lucas 9:26)

O cristão deve estar disponível para Deus, pois se sempre dizemos e cantamos, “usa-me Senhor”, essa afirmação deve ser real, não devemos fazer como alguns convidados na parábola da grande ceia, em (Lucas 14:16-20) “Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.” Estes homens abdicaram de estar presentes nas “Bodas do Cordeiro” por coisas mundanas, boas mas mundanas. E estas coisas fazem perder a Salvação.
A nossa cruz não precisa de ser pesada, pois Jesus alivia o nosso fardo, Ele está à espera de braços abertos, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

Josué fez, pouco antes de morrer, uma declaração de fé e confiança em Deus, “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15)

O cristão deve escolher entre Deus e o mundo, Elias desafiou a Acabe e ao povo de Israel a seguir a Deus e para isso todos foram convidados para o monte Carmelo, onde Deus se manifestou de uma forma gloriosa, “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” (1 Reis 18:21)
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”, isto é um problema atual, o mundanismo, as filosofias humanistas e as teorias da prosperidade têm corrompido o homem.

O cristão deve discernir, não deve julgar pelas aparências como fizeram até, grandes homens de Deus, “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:6,7 )
Davi foi escolhido por Deus como segundo rei de Israel, era o mais improvável candidato entre os filhos de Jessé. De fato, quando Samuel foi a Belém, a mando de Deus para o ungir o novo rei, Davi nem sequer estava entre os candidatos seus irmãos, mas encontrava-se no campo, com o rebanho do pai, pois era o mais jovem da família, o menos experiente e até o mais franzino. Tinha tudo para não ser o futuro rei, contudo, foi exatamente ele o escolhido.

Deus fortalece o fraco, Ele não escolhe os fortes, mas aqueles que têm um coração segundo o seu e d´Ele querem depender, senão vejamos o exemplo de Gedeão, também o menor na sua casa, o qual venceu os midianitas com apenas trezentos homens. “Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.” (Juízes 6:14-16)

Cristãos, Busquemos a Deus, “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Deus vos Abençoe, 

Fernando Pinho

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...