Jesus quando estava a preparar a seus discípulos antes da sua partida desta terra, Ele lhes falou que não os deixaria órfãos, que o Pai Celestial enviaria o Consolador, o Espírito Santo o qual estaria sempre com eles.
Uma das ações do Espírito Santo na vida do cristão é guiar-lho a toda verdade e isso inclui levá-lo a entender qual é o plano de Deus para sua vida, qual é a vontade de Deus especificamente para ele ou ela.
Como cristãos temos a responsabilidade de apender a ser guiados pelo Espírito e não por nossas próprias ideias ou doutros. Todos passamos por essa situação na nossa vida cristã; tratar de entender exatamente para onde o Espírito nos está guiando e às vezes não é tarefa fácil.
Não é um assunto de seguir dois ou três passos e já está todo compreendido. Muitas vezes, Deus leva-nos de maneira progressiva até que entendemos o que Ele quer. Não todos escutam uma voz sobrenatural no meio da noite, onde Deus fala de maneira audível e disse palavra por palavra o que quer de nós. Nem todos recebem uma palavra profética o Domingo na igreja onde Deus fala através de alguém para comunicar-nos seus propósitos.
Não devemos desesperar-nos nem ficar ansiosos, porque Deus prometeu estar connosco todos os dias da nossa vida e levar-nos a realizar seus propósitos. O que devemos fazer cada dia é manter uma comunhão com Deus, um relacionamento saudável, que haja em nós um sincero e genuíno desejo de querer agradar-lho em todas as coisas, por meio duma vida de obediência.
Porque, se vivemos obedecendo os mandamentos de Deus e estamos a ser sensíveis a voz do Espírito, então, entenderemos claramente quando Ele falar, seja por meio das Escrituras, uma mensagem, um querer como o fazer posto por Deus em nosso espírito ou da maneira que Deus bem achar para falar connosco.
O cristão deve ser guiado pelo Espírito Santo se quer ver realizada a obra de Deus em sua vida e através da sua vida. Não há outra maneira, não se trata de que cada um faça como bem entender, porque se agimos dessa forma, faremos o que nos queramos e não que Deus quer.
Deus é paciente connosco, porque sabe que às vezes somos tardos para entender e as preocupações da vida nos distraem e não ajuda a discernir o que Deus está querendo comunicar-nos pelo Seu Espírito.
Tenhamos sempre presente a importância de ser guiado pelo Espírito Santo para que toda a vontade de Deus seja feita segundo seus planos e propósitos em nós e através de nós.
pr. Carlos Arellano