Apesar de José haver interpretado os sonhos do copeiro-mor e do padeiro-mor, o qual só foi favorável ao primeiro, José foi esquecido rapidamente e a vida de prisioneiro continuou.
Como disse anteriormente, a Bíblia revela um José que nunca murmurou contra Deus pela sua situação, pelo contrário continuou servindo na prisão a seus próximos. Uma coisa descobriu José: a capacidade de interpretar sonhos.
Passaram-se dois anos e o Farão teve dois sonhos que o deixaram perturbado e procurou ajuda entre seus sábios e adivinhos, mas ninguém lhe elucidava sobre o significado dos sonhos. Foi então, que o copeiro-mor lembrou-se de José e como lhe havia interpretado seu sonho e o Farão mandou chamá-lo.
Tudo tem seu tempo debaixo do sol e o tempo de José tinha chegado. Pode-se ter uma ou várias capacidades providas por Deus, mas Ele sabe quando é o melhor momento para ser usadas para Sua glória e benefício de nosso próximo. Deus queria usar a José para preservar a sua família e o povo hebreu que derivaria dela. José era um instrumento de salvação, sem que ele entendesse tudo por aquilo que estava a passar.
José ante Farão deixou bem claro como o fez Daniel séculos mais tarde que a sua capacidade era por causa de Deus, ao qual nada lhe é oculto e conhece todos os mistérios da vida e os dá a conhecer a quem Ele quer conforme seus propósitos.
Devemos ser como José, servir aos outros com nossos dons e capacidades. Haverá momentos e oportunidades que essas capacidades serão de utilidade dentro dos planos do Senhor. Vivamos cada dia servindo a Deus e ao nosso próximo e se nalgum momento Deus quer usar-nos de maneira especial, seremos guiado e instruídos pelo Espírito Santo o qual nos revela todas as coisas.
José interpretou os sonhos de Farão e ele entendeu que foi mesmo Deus quem estava no assunto e que era vital fazer algo e chegou a conclusão que José seria a pessoa indicada para cuidar de todo.
José em todos esses anos que esteve em Egito teve uma escola que o foi preparando para este momento, foi administrador da casa de Potifar e administrador da prisão e agora se lhe abriu a possibilidade de ser administrador duma nação que enfrentaria sete anos de abundância e sofreria sete anos de escassez e fome. José era a pessoa certa para esse momento da história de Egito, as nações circunvizinhas e sua própria família.
Não posso garantir-te de que Deus está trabalhando contigo para preparar-te para algo grande e destacado para tua vida que te fará famoso. O que se posso garantir-te é que se és uma pessoa fiel e obediente a Deus, seja onde estejas neste momento, surgirão oportunidade onde teu dom ou capacidade dada por Ele será usada por Ele e será de bênção para os teus e até vidas que tu nem conheces.
Não desesperes! Todo tem o seu tempo determinado debaixo do sol!
pr. Carlos Arellano