DOM DE REPARTIR
Romanos 12:8 o que reparte, faça-o com liberalidade.
Neste verso encontramos duas palavras que é importante entender seu significado. Repartir significa separar em partes, dividir, distribuir, partilhar, compartir. Liberalidade significa generosidade.
Uma pessoa generosa é quem gosta de dar.
O Dom de Repartir fará que a pessoa que o receba se torne generoso de uma maneira sobrenatural, não falamos aqui de pessoas normais que são generosas, o mundo tem muitos assim, estamos a falar de Dons Espirituais, não confundamos com filantropia que é algo humano.
Como o Espírito Santo reparte como Ele quer, não necessariamente será dado a crentes ricos ou com posses, porque podemos ter a ideia de que esse tipo de pessoas é a mais capacitada para dar.
Por incrível que pareça, vamos a encontrar pessoas que não tem grandes recursos, pelo contrário só contam com um salário, mas o Dom actuará neles e através deles para compartilhar com aquele que precisa.
Também vamos a encontrar no Corpo de Cristo, gente bem próspera, ate rica e Deus vai por o Dom de Repartir para aplica-lo em projectos locais, missões. Deus é soberano e sabe como usar-nos a cada um de nós.
Faço um parêntesis de que o cristão nascido de novo deve ser devedor para com seus semelhantes, já que recebemos de graça, devemos dar de graça aos outros, não precisamos ter o Dom de Repartir para dar as Boas Novas, dinheiro, tempo, roupa, comida, etc.
O Dom de Repartir relaciona-se com Dar, há muitas maneiras de compartir, já mencionei algumas.
O Dom de Repartir é activado liberalmente, sem restrições, não é mesquinho.
Quem funciona com o Dom de Repartir o faz com generosidade, simplicidade e franqueza.
A atitude correcta é muito importante, o Dom de Repartir deve ser temperado com amor, compaixão, é tão igual a qualquer outro Dom, temos que revisar constantemente nosso coração para não fazer as coisas só por fazer, ou querer ser visto pelos outros. Cuidado!
A atitude deve ser de querer dar sem esperar nada em troca.
Exemplo bíblico do Dom de Repartir.
Actos 4: 35-37 E repartia-se por cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Então José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre,
Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.