31/05/2011

Pensando com o Pr Carlos 118ª Parte


Marcos 14:12-26

    E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando sacrificavam a Páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a Páscoa? E enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem que leva um cântaro de água vos encontrará, segui-o.

    E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado e preparado, preparai-a ali.

    E, saindo os seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a Páscoa. E, chegada a tarde, foi com os doze. E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há-de trair-me.

    E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: Porventura, sou eu, Senhor? E outro: Porventura, sou eu, Senhor? Mas ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que mete comigo a mão no prato.

    Na verdade o Filho do Homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido. E, comendo eles, tomou Jesus pão, e, abençoando-o, o partiu, e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

    E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele Dia em que o beber de novo, no Reino de Deus.

    E, tendo cantado o hino, saíram para o monte das Oliveiras.

    O que me surpreende nesta passagem é a serenidade de Jesus, o domínio próprio, sabendo que ia a ser traído, que em breve deixaria este mundo, enfrentando uma morte cruenta, manteve-se com calma.

    Muitas vezes vamos a estar em circunstâncias em que as coisas não estão a correr bem ou se avizinha um desenlace desagradável. Como nos conduziremos? Continuaremos confiando em Deus? Ou entraremos em crises, desespero, perderemos a sobriedade?

    Deus quer que saibamos que Ele está no barco da nossa vida.

Pensa nisto.

30/05/2011

Pensando com o Pr Carlos 117ª Parte

Marcos 14:10-11

    E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes para lho entregar.

    E eles, ouvindo-o, alegraram-se e prometeram dar-lhe dinheiro; e buscava como o entregaria em ocasião oportuna.

    Ninguém gosta de ser traído, mas infelizmente a traição é parte da natureza caída do ser humano.

    Deus na sua Palavra ensina-nos a ser fiéis para com aqueles que põe junto a nós, família, irmãos, amigos, colegas, assim nos pareceremos mais com Jesus.

    Repara, Jesus teve a Judas Iscariotes, um discípulo que o traiu, mas isso não impediu que realiza-se sua obra, o perdoo e continuou em frente.

    Que uma traição por mais dolorosa que seja, não venha a te paralisar do teu propósito de vida.

Pensa nisto.

Pensando com o Pr Carlos 116ª Parte


Marcos 14:3-9
    E, estando ele em Betânia assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e, quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.
    E alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: Para que se fez este desperdício de unguento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela.
    Jesus, porém, disse: Deixai-a, para que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes, mas a mim nem sempre me tendes.
    Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.
    Hoje, se você está a ler esta escritura, cumpre-se o que Jesus disse.
    Somos livres para honrar a Jesus com o muito ou o pouco que tenhamos.
    O que a Jesus lhe interessa é a atitude de como e porque o fazemos, aquilo que vai no nosso coração.
    Alguns criticaram a oferta de unguento que esta mulher ofereceu a Jesus, mas este ficou agradado  com tal acto. Essa deve ser nossa motivação, agradar ao nosso Deus, que possamos experimentar sua aprovação, aquilo que pensem os outros não deve ter importância para nós.
Pensa nisto.

27/05/2011

Apocalipse 1


APOCALIPSE 1

Apesar de todas as narrações terríveis que este livro revela, nós os que cremos em Cristo, devemos descansar em Deus. Este livro foi escrito, não para que tenhamos medo, senão para que conheçamos as coisas que há-de suceder.

Apocalipse 1.1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo.

O versículo 1 revela o autor deste livro, o Apóstolo João. O propósito de revelar este livro de Apocalipse é para revelar-nos o futuro da humanidade. 

Deus Pai lhe revela ao Filho as coisas que vão suceder. Jesus não fazia o que queria, senão aquilo que o Pai lhe dizia para fazer.

Jesus veio ao mundo para submeter-se ao Pai e ensinar-nos que nós devemos submeter-nos ao pai e a Sua Vontade.

Jesus nada fez por se mesmo.

João 6:38 Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Quando o Apóstolo João teve a visão, tinha 90 anos aproximadamente. O livro de Apocalipse foi escrito entre os anos 95 e 96 DC. O Apóstolo João estava preso por causa do evangelho.
Encontramos três propósitos do livro de Apocalipse:

1.Propósito imediato

Apocalipse 2:16 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

Apocalipse 3:11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Apocalipse 22:7 Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Apocalipse 22:12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.

Apocalipse 22:20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!

Isto foi declarado 2011 anos atrás!

2.Propósito histórico

Deus quer que Jesus lhe conte a todas as gerações, a ordem sistemática das coisas que vão a suceder. Estamos a assistir a formação do cenário apocalíptico.

Isaías 44:6-8 Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.

E quem chamará como eu, e anunciará isso, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? Este que anuncie as coisas futuras e as que ainda há-de vir.
Não vos assombreis, nem temais, porventura, desde então, não vo-lo fiz ouvir e não vo-lo anunciei’ Porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça.

Jesus é o primeiro e o último, nós estamos no meio, não devemos temer, senão preparar-nos.

3. Propósito moral

O livro de Apocalipse mostra o resultado final, a vitória do Bem sobre o Mal. Parece actualmente que o Mal está a ganhar, mas a final já esta determinado, o Bem vencerá.

1 Tessalonicenses 5:4-9 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.

Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite.

Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação.

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.
                                                                                    Continua……

25/05/2011

Pensando com o Pr. Carlos 115ª Parte


Marcos 14:1-2

    E, dali a dois dias, era a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos, e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como prenderiam com dolo e o matariam.

    Mas eles diziam: Não na festa, para que, porventura, se não faça alvoroço entre o povo.

    Numa coisa podemos ter certeza, se eres um seguidor fiel de Cristo, vai haver gente, família, conhecidos, colegas que não vão gostar de ti e tua fé, e até vão desejar tua queda.

    Jesus manda que sejamos luz, nosso papel é ser cristãos com bom testemunho. Agora pretender agradar a todos é uma causa perdida e fútil.

    Dediquemo-nos a agradar a Deus e se alguém não gosta de ti ou de mim, paciência.

Pensa nisto.

24/05/2011

Pensando com o Pr. Carlos 114ª Parte


Marcos 13:32-37

    Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo.

    É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um, a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.

    Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se á meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai.

    Nestes dias um pastor estava ensinando sobre a importância de vigiar, ele fazia uma diferença com orar.

    Orar tem que ver com nossa comunhão (amizade) com Deus, as coisas que compartimos, pedimos a Ele. Vigiar tem que ver com aquilo que nos rodeia, aquilo que nós temos a responsabilidade de cuidar, ver se todo vai bem ou se corremos perigo, sejamos nós ou os nossos.

    Trata-se de estar com os olhos abertos ao contrário que é quando oramos, os fechamos normalmente para não distrairmos.

    Jesus alertou através desta ilustração, da urgência de estar atento e vigiar o que nos foi confiado.

Pensa nisto.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...